Você tem um iPhone 4S ou iPad 2? Melhor pensar duas vezes antes de instalar o iOS 8
O iOS 8, lançado há pouco, é compatível com os antigos iPhone 4S e iPad 2, lançados em 2011. É bacana que eles recebam novos recursos mas, como descobriu o Ars Technica, sujeitar seu iDevice antigo a um novo sistema operacional pode ser cruel.
O iPhone 4S faz o que pode para rodar o novo software, projetado para seus irmãos com tela maior. Mas por ser o último smartphone da Apple com uma tela de 3,5 polegadas, as linhas adicionais de botões e barras que aparecem no iOS 8 ocupam muito espaço no iPhone mais antigo.
Além disso, ele simplesmente não tem o hardware para suportar alguns dos maiores recursos do iOS 8, como Touch ID, AirDrop, e a API Metal para gráficos.
E ele perde o fôlego até mesmo no que pode fazer. O Ars Technica lembra que o iPhone 4S oferece um quarto do desempenho do iPhone 5S, e uma fração ainda menor se comparado ao mais recente iPhone 6. Apps abrem mais lentamente, às vezes demorando 50% mais tempo para carregar, com transições hesitantes e alguns engasgos.
Com o iPad 2, a história é semelhante: apps abrem de 3% a 70% mais devagar. Em benchmarks, o desempenho no iOS 8 cai tanto quanto no iPhone 4S. E dado que o iPad Mini de primeira geração tem o mesmo processador do iPad 2, ele também deve ter uma performance reduzida.
Sim, é perfeitamente possível baixar o novíssimo iOS 8 no seu iPhone ou iPad antigo. Com isso, você terá um monte de recursos bacanas, como opções de teclado (finalmente), widgets e interação entre apps. É uma escolha a se fazer.
Talvez a melhor opção seja esperar por um futuro iOS 8.1. Por exemplo, a Apple resolveu parte dos problemas de desempenho no iPhone 4 quando lançou o iOS 7.1 – algo semelhante pode acontecer desta vez.
Os detalhes dos testes com o iPhone 4S e iPad 2 estão nos links a seguir. No entanto, se você tem um dispositivo mais recente, confira aqui nosso guia para instalar o iOS 8. [Ars Technica: iPhone 4S, iPad 2]
Portal do Litoral PB
Com Gizmondo
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter