Vídeo mostra ciclista abandonando bebê em porta de casa
Câmeras de monitoramento de uma rua de Guarujá, no litoral de São Paulo, podem ajudar a Polícia Civil a identificar a pessoa que abandonou o bebê recém-nascido dentro de uma bolsa, em uma calçada, no último domingo (24). Um vídeo obtido mostra o momento em que uma pessoa se aproxima da residência onde a criança foi deixada, instantes antes de o bebê ser resgatado.
A criança tem aproximadamente 15 dias de vida e foi encontrada por moradores enrolada em uma manta. Com ela, havia um bilhete que instruía quem a resgatasse. “Ela já toma leite morno. Cuidem dela com o amor de Jesus Cristo”. A Polícia Militar e o Conselho Tutelar da cidade foram acionados.
“Hoje a criança encontra-se no acolhimento, no bairro Santa Rosa. Agora, a Polícia Civil tentará localizar a possível mãe, pai ou a pessoa que largou a criança naquele local. Graças a Deus uma família cuidou dessa criança e deu todo apoio”, explicou o conselheiro Waltene Isidoro.
Criança foi deixada dentro de uma bolsa em frente à casa em Guarujá, SP — Foto: G1 Santos
Nas imagens obtidas pelo G1, é possível ver um homem que se aproxima da residência onde a criança foi deixada. De bicicleta e camiseta branca, ele fica alguns segundo em frente a casa. Depois, sai em direção contrária de onde a câmera está instalada.
O G1 também apurou que moradores da região têm conhecimento de que duas moradoras de rua, que frequentam o bairro, estavam grávidas. As informações, associadas às imagens, poderão ajudar a Polícia Civil. O caso, inicialmente registrado na Delegacia Sede da cidade, foi transferido para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Resgate
A história mudou a rotina dos soldados Leandro Januário e Caroline Borges, no distrito de Vicente de Carvalho. Eles faziam patrulhamento de rotina no bairro, quando foram acionados para uma ocorrência onde havia uma criança abandonada.
Ao chegarem à residência, eles encontraram o bebê amparado pelos próprios vizinhos que o socorreram. A menina foi achada pela moradora da casa, que rapidamente, a levou para dentro. Com fome, ela chorava muito e estava vestida com um macacão e enrolada em uma manta.
Policiais militares ao lado das mulheres que socorreram o bebê, em Guarujá, SP — Foto: G1 Santos
Com cerca de 15 dias de vida, a menina ainda tinha um esparadrapo em um dos pés, indicando um recente teste do pezinho, além de parte do cordão umbilical ainda em cicatrização. Com fome, coube a amiga da vizinha que a socorreu, que foi mãe recentemente, oferecer o peito para o bebê.
Após receber os primeiros cuidados, os policiais levaram a criança ao Pronto Socorro Infantil de Vicente de Carvalho, onde ela passou por atendimento médico que atestou o bom estado de saúde da criança.
Depois, na Delegacia Sede da cidade, ela foi batizada de Caroline, em homenagem à policial que participou da ocorrência. Um boletim de ocorrência de abandono de incapaz foi registrado, e a criança ficou sob os cuidados do Conselho Tutelar.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter