Publicado em: 12 abr 2021

Vereador Coronel Sobreira alerta que sinalização das ciclovias da Capital devem dar preferência aos ciclistas e não aos veículos motorizados

O Vereador Coronel Sobreira (MDB) fez um alerta à Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) de João Pessoa para que seja feita uma revisão da sinalização atual das ciclovias de João Pessoa, principalmente agora que entraram em vigor as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a partir desta segunda-feira (12). O Vereador adiantou que a sinalização atual pode atrair condutores para serem multados com frequência, principalmente em trechos mais críticos, como o da ciclovia da Avenida Beira Rio.

“A sinalização existente está equivocada, visto que os ciclistas não têm a preferência quando circulam nas ciclovias, indo de encontro ao que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro – CTB – , porque há uma previsão legal que os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores e os motorizados pelos não motorizados. Quem fez esse projeto de sinalização das ciclovias de João Pessoa equivocou-se ao não observar isso, que está descrito no parágrafo segundo do artigo 29, do Código de Trânsito Brasileiro. Um exemplo claro é a ciclovia da Avenida Beira Rio, onde determina que o ciclista PARE quando estiver na ciclovia para dar a PREFERÊNCIA aos veículos maiores, quando era pra ser exatamente o contrário”, explicou.

Coronel Sobreira disse que agora esse ‘erro de sinalização’ pode gerar uma sequência de multas para os motoristas na Capital. “Agora, mesmo com essa sinalização errada sugerindo que a vez é do motorista e não do ciclista, quem for flagrado parado em cima da ciclovia enquanto aguarda para fazer um retorno ou entrada, poderá ser multado em R$ 195,23, numa infração de natureza grave, conforme prevê o novo inciso que o artigo 182 do Código de Trânsito Brasileiro ganhou, por causa das alterações trazidas na Lei Nº 14.071/2020″, apontou.

O Vereador faz um apelo para que a SEMOB faça essa revisão ainda esta semana e sugere que, dentro da medida do possível, haja uma ação educativa, usando os meios de comunicação, para orientar os condutores de veículos e os ciclistas.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...