Validação de votos de Raoni pode mudar configuração na ALPB
A Coligação “A força do Trabalho” está aguardando com ansiedade o desfecho, na Justiça Eleitoral, do caso do candidato a deputado estadual Raoni Mendes (PDT). Apesar dele não apoiar o governador Ricardo Coutinho (PSB), a situação de Raoni pode beneficiar diretamente o partido do governador. É que os votos do pedetista não foram contabilizados para o cálculo do coeficiente eleitoral.
Na relação de votação, até agora, o vereador licenciado não teve seus votos reconhecidos como válidos porque 13 dias antes do pleito ainda lutava para liberar o registro de candidatura, o que se só aconteceu no dia 22 de setembro. Os socialistas, contudo, garantem que a validação dos votos de Raoni vão ajudar a coligação socialista a emplacar mais um deputado na Assembleia Legislativa. Trata-se do ex-líder do Governo, Hervázio Bezerra (PSB), que atualmente consta como primeiro suplente. Hervázio obteve, segundo dados do TRE, 20.513 votos (1.03%).
Mas, para que uma vaga fosse aberta, seria necessário que um outro deputado tivesse sua eleição anulada e, segundo o PSB, isso aconteceria com Trocolli Júnior, do PMDB, que teve 20.685 votos no último domingo.
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba negou o pedido de registro de candidatura de Raoni Mendes ao cargo de deputado estadual a pedido do Ministério Público Eleitoral, que havia apontado a impugnação por causa de uma representação por excesso de doação julgada procedente pelo TRE da Paraíba numa ação referente às eleições de 2010. Mas, no dia 22 de setembro, o TRE aceitou a retificação do Imposto de Renda apresentada pelo candidato, anulando desta forma a sentença que o deixava inelegível, o que deve favorecer no julgamento do processo. O caso, contudo, deve ser decidido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter