USFs abrirão aos sábados no ‘Outubro Rosa’
Os 180 postos de Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade estarão abertos durante as manhãs de sábado deste mês.
Aumentar a cobertura de realização de mamografias de rastreamento, conscientizar as mulheres sobre a importância do exame e aumentar os diagnósticos são os principais objetivos da Prefeitura de João Pessoa, durante a campanha ‘Outubro Rosa’, que lançou na manhã de ontem a programação oficial das ações e serviços para este mês. Entre as atividades, o secretário de Saúde do município, Adalberto Fugêncio, anunciou a abertura dos 180 postos de Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade durante as manhãs de sábado deste mês.
Dados divulgados pela diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Joacilda da Conceição Nunes, revelam que de janeiro a junho deste ano, foram registradas 31 mortes por câncer de mama em João Pessoa.
De acordo com Adalberto Fugêncio, a SMS está ofertando em média 3 mil mamografias por mês, reconheceu que a oferta é maior do que a procura e apontou a resistência feminina como fator preponderante para o baixo índice de exames realizados.
“A mulher não precisa ficar em lista de espera, mas mesmo assim, há uma resistência em realizar o exame, seja por medo do resultado ou por acreditarem que dói. É desconfortável, mas diante do benefício, não dói. Outro entrave era a solicitação do exame, que só podia ser feito pelo médico, mas com a implantação do novo sistema, esse problema foi resolvido, pois agora, enfermeiros podem solicitar a mamografia de rastreio, preconizada pelo Ministério da Saúde para a faixa etária de 50 a 64 anos”, declarou.
Segundo a diretora de Atenção à Saúde, Joacilda Nunes, algumas unidades de saúde foram contratualizadas para dar suporte à oferta de mamografias, em sintonia com uma prerrogativa do Sistema Único de Saúde (SUS) de contratualizar, em caráter complementar às ações de saúde, instituições privadas e filantrópicas. “Como não dispomos de mamógrafos em todos os serviços, contratualizamos e aumentamos a oferta com os hospitais São Vicente de Paula e Laureano, que são filantrópicos, e com as clínicas de radiologia Radio-Med, Cedrul, Dr. Azuir Lessa e Azuil Arruda”, elencou.
Joacilda Nunes divulgou a programação do ‘Câncer de Mama, tratamento e prevenção são seus direitos’ citando o próximo evento, que será realizado amanhã, a partir das 7h na sede da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), com ações de mobilização voltadas para a prevenção e o controle do câncer de mana e do colo de útero. “Já no sábado, dia 05, teremos o Dia ‘D’ de mobilização para a prevenção e o controle do câncer de mama e do colo de útero nas 180 Unidades de Saúde da Família (estendido para todos os sábados de outubro pelo secretário de saúde). Ainda teremos ações nos dias 11, 14, 17, 26 e encerramento no dia 27, com a pedalada rosa na ciclofaixa de lazer, desenvolvida para os domingos, do Busto de Tamandaré à Lagoa”, explanou.
Jaine Alves
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter