Twitter introduz recurso para alertar conteúdo impróprio em tuítes de políticos
O Twitter anunciou nesta quinta-feira (27) o lançamento de um aviso que indica quando um determinado tuíte viola regras da rede social.
A função vale para posts de usuários que sejam governantes, representantes de governos, ocupantes ou candidatos a cargos públicos. Além disso, é preciso que tenham mais de 100 mil seguidores e a conta verificada.
Segundo o Twitter, atualmente, os posts são exibidos na íntegra, sem alerta, mesmo que desrespeitem as regras da empresa, por tratar-se de interesse público.
A partir de agora, haverá um alerta, na forma de uma tarja que cobre a postagem, antes de o conteúdo ser exibido, com um texto adicional explicando o caso. “Nós colocaremos um aviso — uma tela em que você tem que clicar antes de ver o tuíte — para fornecer clareza e contexto adicional”, a empresa disse em um post em seu blog oficial.
O Twitter ainda explicou os critérios para classificar desta forma as mensagens. Uma equipe das áreas de confiança e segurança, jurídica, políticas públicas e regionais irá definir se os tuítes são de interesse público, com base em algumas premissas:
- Imediatismo e gravidade do dano potencial da violação da regra, com ênfase em garantir a segurança física;
- Se a preservação de um tuíte permitirá que outras pessoas considerem o autor da postagem como responsável por suas declarações;
- Se existem outras fontes sobre esta declaração disponíveis para o público se manter informado;
- Se a remoção inadvertidamente esconder o contexto ou impedir que as pessoas entendam uma questão de interesse público;
- Se o tuíte fornece um contexto ou perspectiva única, não disponível em outro lugar que seja necessário para uma discussão mais ampla.
G1
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter