TRE-PB suspende pesquisa encomendada pela TV Correio ao Instituto Souza Lopes
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba durante sessão na noite desta segunda-feira (22) decidiu suspender a pesquisa de intenção de votos do Instituto Souza Lopes encomendada pela TV Correio.
A decisão da juíza Niliane Meira foi acompanhada por mais três magistrados. Os juízes Sylvio Pelico Porto Filho, Breno Wanderley César Segundo e Rudival Gama do Nascimento tiveram entendimento contrário à relatora. Além da suspensão da pesquisa, a juíza estipulou uma multa no valor de R$ 50 mil caso haja descumprimento da decisão.
A representação pedindo a suspensão da pesquisa foi proposta pelo candidato a deputado pelo PPS, Leandro Wagner Queiroz Barbosa.
De acordo com o relatório da juíza, a irregularidade apresentada na pesquisa diz respeito à não contemplação de todos os nomes de candidatos registrados na pergunta sobre um eventual segundo turno. Nessa pergunta, só seriam contemplados os nomes dos candidatos Cássio Cunha Lima, Ricardo Coutinho e Vital do Rêgo Filho.
“O que se busca assegurar, com o art. 3º da citada Resolução, é que as questões da pesquisa não sejam postas de modo a influenciar o resultado da pesquisa ou induzir a resposta do eleitor, comprometendo a apuração da intenção de votos. Além disso, a inclusão do nome de todos os candidatos nas pesquisas estimuladas assegura a observância do princípio da isonomia entre os candidatos e do direito à informação aos eleitores”, destacou a relatora.
Portal do Litoral PB
Com ClickPB
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter