Terapia do Esquema: 3 aplicações práticas para ampliar o bem-estar
Entenda o que é e como pode ser aplicada a Terapia do Esquema em processos de tratamento e cura de transtornos mentais.
As aflições da vida precisam, muitas vezes, de amparo profissional para que sejam tratadas e superadas. Neste sentido, uma das abordagens que têm feito grande sucesso ultimamente é a que utiliza a moderna Terapia do Esquema. Caso seja um assunto novo para você, vale a pena conhecer mais a fundo a partir de agora.
O que é a Terapia do Esquema? Entenda melhor
A Terapia do Esquema é uma abordagem psicoterapêutica que se concentra em identificar e modificar padrões disfuncionais de pensamento, emoção e comportamento que se desenvolvem na infância e continuam a afetar a vida de uma pessoa na idade adulta.
Esses padrões disfuncionais são conhecidos como “esquemas” e são conceitos centrais na teoria da terapia do esquema. Os esquemas são desenvolvidos em resposta a experiências negativas ou traumáticas durante a infância, como negligência, abuso emocional ou físico, ou separação dos cuidadores.
Esses esquemas podem levar a uma variedade de problemas emocionais e comportamentais na idade adulta, incluindo ansiedade, depressão, relacionamentos problemáticos e problemas de autoestima.
O objetivo da terapia do esquema é ajudar o indivíduo a identificar seus esquemas disfuncionais e trabalhar para mudar esses padrões de pensamento, emoção e comportamento através de técnicas específicas de terapia. A terapia do esquema geralmente é realizada em sessões individuais e pode durar de alguns meses a vários anos, dependendo das necessidades do indivíduo.
Conheça 3 aplicações práticas da Terapia do Esquema
1 – Tratamento de transtornos de personalidade: A Terapia do Esquema é frequentemente utilizada no tratamento de transtornos de personalidade, como o transtorno borderline. Esses transtornos de personalidade geralmente envolvem padrões disfuncionais de pensamento, emoção e comportamento que se originam na infância e continuam a afetar o indivíduo na idade adulta. A Terapia do Esquema ajuda o indivíduo a identificar esses padrões disfuncionais e trabalhar para mudá-los.
2 – Tratamento de problemas emocionais e comportamentais: A Terapia do Esquema também pode ser aplicada no tratamento de uma variedade de problemas emocionais e comportamentais, como depressão, ansiedade, fobia social e transtornos alimentares. Esses problemas geralmente estão associados a esquemas disfuncionais que precisam ser identificados e modificados para que o indivíduo possa superar seus problemas.
3 – Melhoria de relacionamentos interpessoais: A Terapia do Esquema também pode ajudar a melhorar os relacionamentos interpessoais de uma pessoa, como relações românticas, familiares ou profissionais. Os esquemas disfuncionais podem afetar negativamente os relacionamentos, mas a terapia pode ajudar o indivíduo a identificar e mudar esses padrões disfuncionais, melhorando assim a qualidade de seus relacionamentos.
Importância de bons profissionais na área
Caso você seja um profissional da área de saúde que atue com tratamento psicológico, é válido reforçar a importância de profissionais bem capacitados para atuar com a Terapia do Esquema. Esta é uma área do conhecimento que tem avançado imensamente nos últimos anos.
No entanto, como se trata de um processo terapêutico ainda em desenvolvimento, é importante buscar por uma boa formação, com bons tutores para validar o conhecimento.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter