Técnicos da Semam podam árvores da praça Antônio Pessoa em Tambiá
As árvores da Praça Antônio Pessoa, no bairro Tambiá, foram tratadas, nesta terça-feira (30), pela equipe da Poda Programada da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Doze árvores de espécies exóticas e nativas tiveram galhos secos retirados. Durante a poda, também foram feitas vistorias técnicas para verificar a condição fitossanitária das plantas, com checagem se havia fungos ou cupins nos troncos e raízes.
Os técnicos da Semam fizeram a poda das copas das árvores para que os galhos não cubram a iluminação pública, seguindo a Norma Técnica Brasileira de Poda (ABNT nº 16.246.1). A poda feita da maneira correta também permite que as plantas sejam revitalizadas, contribuindo para que cresçam mais fortes e saudáveis. Seis pessoas, entre podadores e técnicos, fizeram o serviço, que contou ainda com apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) no recolhimento dos galhos. Entre as espécies podadas estão mangueiras, sombreiro, oitizeiro e cássias.
Poda Programada – A Poda Programada segue os padrões da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), que retira o mínimo possível de galhos das árvores. É uma poda que não prejudica a arquitetura da copa da planta, retirando galhos que possam atingir veículos maiores, como ônibus e caminhões.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a poda é uma das principais ações de preservação do patrimônio ambiental da cidade. “Nesse período de restrições, por causa da pandemia do novo coronavírus, estamos fazendo a zeladoria e manutenção dos espaços públicos da cidade. Sabemos o quanto as pessoas estão ansiosas para voltar a fazer suas caminhadas e passeios ao ar livre e, para isso, estamos cuidando das nossas áreas verdes, que estarão prontas para receber as pessoas, assim que a situação estiver mais tranquila”, comentou.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter