Publicado em: 20 mar 2014

TCU encaminhará ao TSE lista com 8 mil gestores ‘fichas-sujas’

20140320112907

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Augusto Nardes, disse hoje que a lista de gestores condenados pela corte que deverão ser considerados “ficha-sujas” em 2014 somam entre 7.000 e 8.000 nomes.

Segundo Nardes, esse valor é similar ao de 2010. O TCU planeja enviar a lista ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em junho, que deverá torná-los inelegíveis para o pleito deste ano, de acordo com o ministro.

“Nos últimos anos, vamos chegar a quase 7.000 ou 8.000 pessoas condenadas pelo tribunal. Com essa condenação, os gestores perdem o direito de concorrer por oito anos”, disse. “É um trabalho impactante”, completou.

Nardes anunciou os números em um seminário internacional de combate à corrupção, que aconteceu nesta quarta na Câmara dos Deputados. O presidente do TCU disse que um dos trabalhos da Corte é preventivo. De acordo com Nardes, o principal problema é a falta de planejamento nos projetos básico e executivo das obras.

O ministro deu como exemplo a atuação do TCU na Copa. “Trabalhamos na Copa e conseguimos fazer uma economia de R$ 700 milhões, de forma preventiva, sem paralisar a obra”, disse.

Dados na Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado deve divulgar os dados referentes aos agentes públicos da Paraíba até o mês de junho. Os diversos órgãos de controle estão paricipando da consolidação de informações para demonstrar quem são os chamados ‘contas-sujas’, com base nas decisões da Corte de Contas.

No ano passado, nas 223 prestações de contas anuais julgadas na Paraíba, 146 tiveram parecer favorável; 76 obtiveram contrario; houve um caso em que, num único exercício, o município teve dois gestores, um deles obteve parecer favorável, enquanto o segundo, foi contrário.

Portal do Litoral PB
com Folha Press




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...