Superintendente da Funasa: “As pessoas estão utilizando água com dejetos humanos”
A superintendente da Fundação Nacional da Saúde na Paraíba (FUNASA), Ana Cláudia Vital do Rêgo, em entrevista concedida nesta quinta-feira (20), afirmou que apesar das análises feitas pela Cagepa, os mananciais do Estado estão com presença de agrotóxicos e dejetos humanos, que estão causando doenças na população.
Ana revelou que foi feito um estudo para checar esses dados e as informações serão encaminhadas para a Assembléia Legislativa e para o Ministério da Saúde, para que providências sejam tomadas.
Ela criticou a postura do Estado e disse que milhões são gastos em propagandas, mas enquanto isso a população consome água contaminada e com fezes humanas.
– O número de analises feito pela Cagepa é insuficiente. Estamos consumindo alimentos contaminados, causando problemas que as pessoas nem sabem o que são. O governo está gastando milhões em propagandas, mas os mananciais estão contaminados, isso é inadmissível. A grosso modo é um papel dentro do município e fazer a vigilância sanitária. As pessoas estão utilizando água com dejetos humanos, com fezes – denunciou.
A superintendente falou ainda sobre dados de esgotamento sanitário na cidade de Campina Grande. Segundo ela, apenas 5% do esgotamento do município está chegando as estações de tratamento e o resto da água contaminada está sendo desviada e usada para irrigação.
Portal do Litoral PB
Com Paraíba.com
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter