Siri x Google Now: busca contextualizada deixa smartphones mais inteligentes
O (por enquanto) aposentado Google Glass foi o responsável pelo início dessa nova era; a da computação contextual. Mas os óculos inteligentes não tiveram muito sucesso em sua primeira aparição. Agora o Google volta e tem a Apple correndo ao seu lado para entrar de cabeça nessa ideia. As duas gigantes da tecnologia travam mais uma batalha e prometem mudar o futuro das buscas, principalmente nos dispositivos móveis.
Os smartphones ainda são uma plataforma não muito amigável para digitar e fazer uma busca manual. No celular, a conteúdo precisa ser rápido e interativo. Em seus últimos eventos exclusivos para desenvolvedores, Apple e Google anunciaram novidades no que diz respeito à busca contextualizada. Para entender melhor, a busca contextualizada é aquela que apresenta a informação correta na hora e no local que você mais precisa dela.
O Google Now é literalmente a grande cartada do Google quando o assunto é contexto. Como o Google Now é normalmente a primeira coisa que você vê logo ao desbloquear seu aparelho Android – e muitas vezes a última também – os cards do serviço estão sempre lá, oferecendo ativamente alguma informação com base nos dados que a empresa tem sobre você como, por exemplo, a previsão do tempo da cidade onde você está e outra que será seu destino de viagem. E agora o potencial desses cards é ainda maior. O Google ainda abriu uma API do serviço; agora a ferramenta poderá se integrar com pelo menos 100 aplicativos já parceiros da iniciativa para apresentar informações nos momentos adequados, como sugestões de apartementos do AirBnb quando você estiver viajando ou notícias importante da sua localidade logo pela manhã.
Outra novidade recém-divulgada pela empresa que envolve a busca contextualizada é o serviço Now On Tap – uma ferramenta do Google para ajudar o usuário Android quando ele não está conectado. Basta pressionar e segurar o botão home e o Tap é capaz de identificar o conteúdo que está na tela só seu dispositivo para oferecer informações relevantes, ou contextuais, sobre o assunto; tudo em forma de cards.
Como dissemos no início, a Apple também está colocando muitas fichas na busca contextualizada. A Siri, que sempre foi uma boa assistente e já entende português, agora vai seguir a linha do Google Now para se tornar mais proativa. A assistente do iOS começará a informar seus usuários com dados que considera relevante para o seu dia, dependendo da sua geolocalização. São informações como trânsito, condições do transporte público, previsão do tempo e tudo mais o que o dispositivo conseguir coletar com base de dados nas suas informações.
O assunto mais uma vez bate na questão da privacidade, afinal para obter informações contextualizadas, de alguma forma você precisa ser monitorado e oferecer informações sobre seu comportamento. Mas é uma novidade interessante que promete marcar uma nova era nos dispositivos de buscas e também nos assistentes de voz dos smartphones. A tendência é que nossas pesquisas fiquem cada vez mais objetivas, com resultados mais precisos e sejam feitas até mesmo quando a gente nem solicite…simples assim.
Com Olhar Digital
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter