Publicado em: 6 jul 2023

SEST SENAT inicia projeto para valorizar motoristas profissionais

O SEST SENAT iniciou em 2023 o projeto Motorista Série A, que tem como objetivos reconhecer e valorizar os motoristas que desempenham com excelência suas funções profissionais. No projeto, é ofertado um programa integrado que atende às expectativas de transportadores e embarcadores a partir da conscientização a respeito dos cuidados e das necessidades para a segurança e produtividade.

A turma-piloto está sendo realizada na unidade de Contagem (MG) com 15 motoristas das empresas Transpedrosa e Transavante, ambas de Belo Horizonte (MG). Esses profissionais operam no transporte de cargas e foram avaliados com níveis de excelência por seus gestores.

Os motoristas participaram de um diagnóstico inicial, receberam um plano de desenvolvimento individual e tiveram acesso a experiências educacionais para que possam se desenvolver ainda mais. Ao final, serão submetidos a um teste de diagnóstico com o objetivo de mensurar o desenvolvimento e o grau de aderência às competências mapeadas junto ao mercado.

Dentre os resultados esperados ao final do projeto, há o reconhecimento do mercado profissional como padrão de comportamento de excelência em segurança, redução de riscos e produtividade no transporte. Além disso, espera-se que eles consigam contribuir para a ressignificação da imagem do motorista profissional como relevante e com alto valor agregado para a economia e a segurança social.

No mês de junho, foram realizados dois encontros presenciais na unidade do SEST SENAT de Contagem, que contaram com a participação dos motoristas, dos seus familiares e de representantes das empresas. Nesses encontros, foram realizadas palestras sobre temas diversos, como segurança viária, alimentação saudável, saúde mental, gestão do sono, telemetria, além de atividades de simulação relacionadas às atitudes que devem ser tomadas em situações emergenciais. A formatura da turma-piloto será no dia 22 de julho, também em Contagem (MG).




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...