Sesc abre edital para Bienal de Arte Contemporânea na Paraíba
O Sesc Paraíba inicia nesta segunda-feira, 2 de agosto, as inscrições para artistas visuais que desejam participar da Bienal de Arte Contemporânea, que acontece entre os meses de setembro e outubro. Em 2021, o projeto traz como tema Arte e Utopia: um olhar para um novo mundo, homenageando o artista paraibano Fabiano Gonper. As inscrições seguem até o dia 20 de agosto, e o edital completo com todas as informações está disponível no site www.sescpb.com.br.
A Bienal de Arte Contemporânea selecionará 15 trabalhos de artistas paraibanos trazendo possibilidades de experiências poéticas que convidem os visitantes a pensar nos ideais de um novo mundo no pós-pandemia. Cada artista pode inscrever no máximo três obras, que serão analisadas pela comissão curatorial, composta por três curadores convidados pelo Sesc, e o resultado será divulgado no dia 31 de agosto. Entre os selecionados, a instituição concederá cinco prêmios Aquisição no valor de quatro mil reais cada, e ao final da exposição, as obras premiadas passarão a integrar a Coleção de Arte do Sesc Paraíba. A programação será composta, também, por duas ações formativas no formato virtual, destinada aos quinze artistas selecionados.
Além de discutir olhares e novas perspectivas sobre o mundo pós-pandemia, a Bienal de Arte Contemporânea também tem como objetivo incentivar a produção de artistas emergentes paraibanos e colaborar na difusão de sua produção por meio da exposição coletiva. As informações completas e toda a documentação e formulários necessários para a inscrição estão disponíveis no site da instituição. Dúvidas ou outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3190 ou pelo e-mail [email protected].
O homenageado
Fabiano Gonper é um artista visual pessoense, e atualmente divide seu trabalho entre a capital paraibana e a cidade de São Paulo, onde fixou moradia. Suas obras buscam trazer questões ligadas ao indivíduo como um ser transitório entre o individual e o coletivo. Iniciou sua vida artística em 1989, por meio de oficinas na Funesc, e desde então já integrou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, a exemplo de Alemanha, Equador, Estados Unidos e Inglaterra. Em 1999, foi residente na École Supérieure des Beaux-Arts, em Genebra, Suiça. É um dos idealizadores do OZ – Espaço Experimental de Arte e Residência Artística, em João Pessoa.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter