Publicado em: 1 jun 2021

Seirhma realiza abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente

A Conservação do Meio Ambiente foi o tema de abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente da Paraíba: Restaurando Ecossistemas. O evento ocorreu na Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo (Mata da Amem), com a participação de membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/PB). A ação faz parte da programação realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), por meio da Gerência de Meio Ambiente, até este sábado (05).

O membro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fabiano Gumier, fez um resgate sobre a criação da área no final dos anos 60 até 1972, quando se instalou no local a conhecida popularmente, Mata da Amem e a Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo; Unidade de Conservação Federal, vinculada ao ICMBio. Localizada na região metropolitana de João Pessoa, com extensão de 103,36 ha e abrange os municípios de Cabedelo e João Pessoa, onde abriga um dos últimos fragmentos de mata atlântica em restinga na Paraíba.

O representante do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio, Joseilson Costa, falou sobre a flora de restinga da área, com apresentação de vídeos educativos e de projeto virtual, para incrementar o uso sustentável Mata da Amem. Em seguida, foram abertas as discussões com os participantes, que seguiram as regras de distanciamento, conforme orientação dos órgãos sanitários, em decorrência da pandemia do coronavírus.

De acordo com a gerente de Meio Ambiente da Seirhma ,Vanessa Fernandes, a programação do evento está sendo realizada das 8h30 às 12h, com atividades presenciais e virtuais, por meio do canal do YouTube Seirhma PB. Os debates terão espaço para perguntas ao final da apresentação dos expositores e os participantes terão direito aos certificados.

Nesta terça-feira (1º), ocorre a abertura oficial de forma remota, discutindo o tema: Conjuntura da Gestão de Resíduos Sólidos da Paraíba, com a participação da auditora de Contas Públicas do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE/PB), Lucia Patrício, que fará a apresentação do Panorama atual da Política de Resíduos Sólidos no território paraibano.

Na sequência, haverá a participação da secretária de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal (Sedam), Ana Cláudia Vital do Rego, sobre Unidades de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos; e do presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), Edmundo Barbosa,sobre: Biogás e biometano, o que você tem a ganhar.

A programação da quarta-feira (2) terá como tema: A Importância dos Consórcios públicos intermunicipais para a Gestão de Resíduos Sólidos na Paraíba. Na ocasião, será realizado o I Encontro Estadual dos Consórcios Públicos da Paraíba, que contará com as palestras sobre O que é e o que faz um Consórcio Público Municipal, proferida pelo professor da UFPB Talden Farias; a Implantação da coleta seletiva dos municípios, pela professora da UFCG Luiza Cirne e sobre o Panorama dos consórcios intermunicipais na Paraíba, pela gerente de Meio Ambiente da Seirhma, Vanessa Fernandes.

Com o tema Conselhos Municipais de Meio Ambiente: Criação e Funcionamento, a programação do evento prossegue na quinta-feira (3), quando haverá mesa redonda virtual sobre a Importância dos CMMA para gestão democrática e participativa do meio ambiente, com o professor da UFPB Henrique Gutierrez; Experiência da criação do CMM no município de Cabedelo, com Walber Farias, e sobre a Experiência do Conselho Municipal de Cajazeiras, pela representante da Prefeitura Municipal da cidade, Maria das Dores de Souza.

Na sexta-feira (4), o tema do evento será Recursos hídricos, gestão e Educação. Haveráuma roda dialogada virtual, com a vice presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, Mirella Motta e Costa, que vai apresentar o Projeto Educativo Comitês nas Escolas; o lançamento do vídeo sobre o uso consciente da água, pela gerente de Meio Ambiente da Cagepa, Carolina Baracuhy; bem como apresentação das ações da Aesa na preservação e manutenção de barragens, pelo gerente executivo de operação de mananciais do órgão, João Pedro Chaves.

No sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento será encerrado com ação interativa realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Haverá uma imersão no jardim, com atividades presenciais, com número máximo de 10 pessoas por circuito. As inscrições para essa atividade poderão ser feitas no site: sudema.pb.gov.br .




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...