Segunda geração do Chromecast chega ao Brasil mais caro que o original
Em evento realizado na sede do Google em São Paulo, nesta terça-feira, 26, a empresa anunciou o lançamento da segunda geração do Chromecast, reprodutor de mídia que executa aplicativos do smartphone em qualquer TV com entrada HDMI. O dispositivo chega às lojas a partir desta semana custando R$ 399.
Além dele, o Google também apresentou o Chromecast Audio, que, como o próprio nome já diz, reproduz apenas áudio e se conecta por uma porta de fones de ouvido, entrada ótica ou RCA em caixas de som. Com ele, é possível executar músicas do Google Play Música, Spotify ou outros apps do gênero no rádio, por exemplo. O dispositivo chega ao mercado também nesta semana, pelo mesmo valor de R$ 399.
O preço do novo Chromecast impressiona por se tratar do exato dobro do valor cobrado pela empresa no lançamento do modelo original no Brasil, em 2014: R$ 199. O dispositivo é importado dos EUA, onde é fabricado, e lá ele é vendido por US$ 35 – cerca de R$ 124 na cotação atual do dólar. O principal concorrente, o Apple TV, é vendido no Brasil por R$ 1.350.
Além da notável diferença física – o primeiro Chromecast parecia um pen drive, enquanto o novo modelo tem um corpo arredondado – e do novo cabo HDMI, agora flexível, a principal mudança está ligada ao hardware. O aparelho vem agora com três antenas internas de Wi-Fi, o que reduz significativamente a interferência e o atraso nas transmissões do celular ou PC para a TV.
Num geral, porém, o novo dispositivo funciona basicamente da mesma forma que o antecessor. O usuário só precisa conectá-lo à entrada HDMI de uma TV e configurá-lo com um celular Android ou iOS. A partir daí, o smartphone se torna o controle remoto da TV, que passa a reproduzir apps como YouTube, Netflix, Google Chrome e outros na tela grande do televisor.
Com Olhar Digital
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter