Saiba como economizar no valor do seguro de carro após alta no preço dos veículos
Situação econômica do planeta culminou no aumento do valor da cotação de seguros de carros após FIPE subir
O Brasil, à exemplo do mundo, não vive um bom momento econômico. Fatores como a pandemia e a guerra iniciada após invasão da Rússia à Ucrânia são alguns dos principais motivos que respingam negativamente em diversos países do mundo, ocasionando na alta do índice da inflação (IPCA), sobre tudo no preço dos combustíveis e das commodities.
É comum ler especialistas dissertando sobre o alto preço da gasolina, etanol, diesel e como a redução da oferta e alta demanda ocasionaram em um grande aumento no valor final dos veículos. A economia funciona, como sabemos, em cadeia. A falta de um produto pode ocasionar em um aumento sistemático no preço de outros serviços.
Um desses exemplos é o seguro de carros. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, o preço dos seguros de carros subiu, em média, 32,45% nos últimos 12 meses. Em alguns casos, o valor cobrado pelas seguradoras chega ao dobro do que era pago no ano anterior para contratar o mesmo benefício.
Enquanto alguns se perguntam o motivo do crescimento no valor da cotação de seguro de carros, parece claro que o forte aumento no valor final dos veículos, ocasionado pela falta de semicondutores, impacta diretamente no valor do serviço cobrado pelas seguradoras e pode ser considerado o principal fator para a alta.
Os preços da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) que calculam uma média de valor de negociação dos veículos, aumentaram em cerca de 40%, fato que gerou prejuízo para as seguradoras, que precisam tomar como base a FIPE no momento de indenizar os clientes.
Nesse cenário, com o preço dos seguros de carros cada vez mais altos, é comum que os motoristas busquem alternativas na tentativa de economizar ao contratar este serviço. Para os especialistas, o primeiro ponto que deve ser observado por condutores na hora de contratar o seguro para carros, é identificar qual das opções atende às suas necessidades. Dessa forma, é possível evitar pagar um valor acima do que seria necessário para a realidade do cliente.
Em alguns casos, o motorista precisa apenas de um pacote de assistência que cobre uma quilometragem mais baixa, ideal para quem não costuma viajar. Outra forma de economizar é pesquisar a melhor cotação para seguro de carros. Com várias opções de seguradoras, algumas podem ter os preços mais salgados e, para não pagar tão caro, o cliente pode pesquisar os melhores valores do mercado em uma empresa de confiança.
Outra opção é adotar o serviço de seguro de carros por assinatura. Neste caso, o consumidor faz pagamentos mensalmente, que também protege o bolso do cliente em caso de avarias no veículo.
Em conclusão, é possível perceber que, apesar do aumento em diversos itens e serviços causados em decorrência da crise econômica que assola não só o Brasil, mas todo o planeta, sempre há maneiras que ajudam o cliente a economizar, ao menos no momento de contratar seguros de carros.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter