Publicado em: 11 abr 2024

Região Nordeste vê crescimento continuado de empreendedores; Paraíba tem mais de 373 mil empresas

Com perspectiva de expansão para os próximos anos, público PJ movimenta mercado financeiro e aquece a economia

Dados do Índice Financeiro de Empréstimo (IFE) revelam que a região Nordeste concentra, proporcionalmente, a maior parte dos pedidos de empréstimo para abertura de negócio próprio do Brasil, com uma média de 22,5% de solicitações para esse propósito.

Esse movimento se traduz em uma quantidade cada vez maior de empresas registradas na região. Na Paraíba, são mais de 373 mil empresas ativas, de acordo com dados da Junta Comercial do estado.

Desse total, 37.900 empresas são de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, que reúne a maior quantidade de empreendimentos.

O crescimento foi especialmente alto durante a pandemia, mas vem apresentando uma tendência de sustentabilidade continuada, com expectativa de aumento no número de pessoas jurídicas na região nos próximos anos. Na Paraíba, o Sicredi, instituição financeira cooperativa, registrou um crescimento de 34% em sua base de associados Pessoa Jurídica (PJ) no período de um ano (2022/2023).

“Esse movimento de expansão de pessoas jurídicas na região é percebido pelo mercado financeiro, que passa a desenvolver cada vez mais serviços pensados especificamente para esse público”, explica José Almeida, Consultor de Negócios PJ da Central Sicredi Nordeste. “Um de nossos principais objetivos consiste em expandir a atuação no segmento. Na região Nordeste, trabalhamos fortemente num modelo de cooperativismo mais ‘urbano’, e o público PJ ocupa uma fatia de imensa relevância neste mercado”, acrescenta.

De acordo com José Almeida, a expectativa da cooperativa é expandir em 20% a base de associados PJ em 2024.

Organizador Financeiro é diferencial para PJ

Com o crescimento continuado de empresas no Nordeste – especialmente de micro e pequenos empreendedores (MPEs) -, torna-se mais diverso o leque de serviços oferecidos a esse público.

Cerca de 72% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras utilizam caderno, extrato bancário ou não tem controle financeiro. Por isso, o Sicredi desenvolveu o Organizador PJ, que traz simplicidade e praticidade para as operações financeiras das empresas.

A solução exerce funções semelhantes a um departamento financeiro apoiando empresas na gestão do fluxo de caixa, controle do dinheiro, previsibilidade de entrada e saída de recursos e emitir boletos, notas fiscais e extratos unificados, entre outras funções.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com foco no desenvolvimento regional, a Central atende, suporta e apoia as cooperativas filiadas nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Com mais de 2.700 agências em todo o país, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...