Publicado em: 9 abr 2020

Projeto do HU da Capital trabalha a saúde mental dos colaboradores em tempos de Covid-19

“Cuidar de si mesmo também é uma forma de cuidar do outro”.  Uma mensagem simples, mas que pode ter um grande impacto na saúde mental de quem está atuando no enfrentamento da Covid-19. Com frases que inspiram, acalmam ou geram reflexão e a oferta de aconselhamento psicológico on-line, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, incentiva seus colaboradores a cuidar da mente, para que mantenham o espírito tranquilo mesmo em um cenário de crise na saúde pública.

Iniciado em março passado, o projeto “Psicologia e saúde mental para a vida” surgiu de uma demanda dos próprios funcionários do hospital e está sendo colocado em prática pelos profissionais da instituição com formação nas áreas de Psicologia Organizacional e Hospitalar. “Quando começou a ficar mais forte essa questão da pandemia, alguns funcionários entraram em contato comigo, solicitando que fosse feito algo voltado para eles, porque estavam se sentindo muito ansiosos. A partir daí, pensamos em fazer uma ação voltada ao nossos colaboradores”, relatou Cláudia Maria Ribeiro, psicóloga organizacional do HULW.

Ela explica que, nesse cenário de pandemia, não há como tratar a saúde mental como algo de menor importância. Ao contrário: do mesmo jeito que as pessoas precisam cuidar da saúde física, também precisam dar a devida atenção à saúde mental. “Quando ela é cuidada, olhada, ajuda a superar todas as adversidades que vêm ocorrendo”, disse Cláudia Ribeiro.

Tendo como público-alvo todos os colaboradores do HULW (funcionários da Ebserh, servidores estatutários e terceirizados), o projeto trabalha em duas frentes:  encaminhamento de mensagens periódicas com teor reflexivo; e disponibilidade de horários para realização de atendimento on-line.  A assistência é feita pelas psicólogas do Hospital Universitário, que obtiveram autorização do Conselho Federal de Psicologia para a realização de trabalho remoto. O conteúdo trabalhado inclui divulgação de frases de especialistas em saúde mental com foco no enfrentamento de pandemias, mensagens motivadoras e dicas que orientam como se comportar nesse período. E o melhor: o resultado já começa a aparecer.

“A repercussão tem sido boa, alguns funcionários também têm nos procurado em busca de escuta, enquanto outros têm dado feedback de que gostaram das frases, pois têm provocado uma reflexão sobre a sua vida e sobre como estão agindo”, comentou a psicóloga organizacional do HULW. Ela ressaltou que o objetivo é fazer com que o funcionário esteja mais atento à sua saúde mental, mas ainda é cedo para se ter uma avaliação maior sobre os efeitos da iniciativa. “Mesmo assim, se o funcionário consegue, através de frases, através da escuta, estar mais atento à saúde mental dele, ao seu autocuidado, então o projeto alcançou o seu objetivo”, pontua.

COMO TER ACESSO À ESCUTA ON-LINE

Funcionários do HULW interessados no acolhimento psicológico devem preencher o formulário disponível no link https://bit.ly/2ycilET. Em seguida, uma psicóloga da instituição (da área organizacional ou hospitalar) vai entrar em contato com o colaborador, para agendamento de horário e demais orientações visando à realização do atendimento. Importante: esse tipo de assistência psicológica segue todos os protocolos referente ao Código de Ética da categoria no que diz respeito ao sigilo e armazenamento de informações, mas não se trata de psicoterapia, é um acolhimento emergencial.


Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...