Programa De Repente na Rede homenageia repentista Daniel Olímpio
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (22), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/
Daniel Olímpio é filho de Olímpio Antônio da Silva e Juliana de Albuquerque e nasceu no sítio Avencas, distrito de Gravatá (PE), em 1962. Em 1984, vendo o seu pai como profissional da viola e seus irmãos, Isaías e João Olímpio, também como cantores, Daniel manifestou o desejo de fazer ingressar na mesma atividade, mas não contou com muito incentivo da família. Mesmo assim, contrariando as recomendações, pegou a viola do pai e encarou o ofício.
O artista soma, desde então, 37 anos como cantador, tendo realizado vários programas em rádios locais, como a Rádio Planalto Carpina, Rádio Difusora de Limoeiro, Rádio Cultural de Vitória, Vitória FM, Gravatá FM e Rádio Vale do Ipojuca. Já participou de mais de 500 festivais, ganhando cerca de 300 troféus. É o organizador do Festival da Cidade de Gravatá há 26 anos, o qual foi suspenso apenas em 2020, por causa da Pandemia. Realiza, ainda, os festivais nas cidades de Chã Grande e de Passira, ambas em Pernambuco, e frequentemente promove cantorias do tipo “estado contra estado”.
Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado.
Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
Serviço:
De Repente na Rede
Quarta-feira, 22/09/2021, às 19h
Homenageado: Daniel Olímpio (PE)
Apresentação: Iponax Vila Nova
TV Funesc: www.youtube.com/
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter