Programa Ande Bem consegue reduzir em mais de 50% a “fila do Osso” no Trauminha da capital
Dr. Mesquita comemora os excelentes índices ladeado por Fábio Reis e Fernando Leite
A equipe de cirurgiões ortopédicos do Complexo Hospitalar de Mangabeira (Trauminha), em João Pessoa, comemora os bons índices alcançados através do Programa Ande Bem.
O programa foi criado pela Prefeitura de João Pessoa, na gestão do atual prefeito Luciano Cartaxo (PT) para suprir a demanda de cirurgias ortopédicas no município e atender pacientes que esperam por tratamento, na chamada Fila do Osso.
De acordo com o diretor Técnico José Mesquita, diariamente estão sendo realizadas oito procedimentos. “Graças ao empenho da equipe do Ortotrauma estamos diminuindo os números de cirurgias na fila de espera pela metade, de 1.892 para menos de 900. Mesmo com o aumento do número de atendimentos em porta de emergência conseguimos redução significativa no número de procedimentos da fila”, disse o diretor. Apesar de ser um Hospital Municipal o Trauminha atende pacientes de 186 municípios da Paraíba.
O objetivo maior dos mutirões implantados com o programa ‘Ande Bem’ é zerar as filas de espera pelas cirurgias eletivas, que envolve os procedimentos de média e alta complexidade. “Sabemos que a fila de pacientes é crescente, a cada dia chegam novos pacientes. A cada novo mutirão nós conseguimos atender mais pacientes. O Programa Ande Bem vem dando resultados excelentes e está conseguindo resolver uma demanda reprimida de 1.892 procedimentos cirúrgicos ortopédicos eletivos. No ‘Ande Bem” estão envolvidos todos os ortopedistas do ortotrauma”, garantiu o diretor técnico do hospital.
Recentemente foram inauguradas mais duas salas no complexo hospitalar para aumentar ainda mais o número de cirurgias, também foi realizado contrato com um hospital particular que fornece duas salas de cirurgias e 16 leitos, além de aumentar o espaço CENDOR para tratamento sem dor no pós operatório dos pacientes do Trauminha.
“Nós atendemos idosos de todo Estado para colocar prótese de joelho e quadril, esses são procedimento de alta complexidade. O hospital identificou que mais de 50 % dos pacientes são do interior do nosso estado”, observou Dr. Mesquita.
Ainda segundo, José Mesquita, a demanda ainda é crescente, mas no último ano, o hospital tem ganhando melhorias que refletem na maior agilidade nos atendimentos, principalmente dos casos de ortopedia.
Portal do Litoral PB com Assessoria
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter