Procon-JP alerta consumidor para golpes financeiros por meio de internet, SMS e ou telefone
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor
(Procon-JP) está recebendo denúncias de golpes financeiros que estão sendo
aplicados por meio da internet, SMS ou telefone. Para deixar o consumidor
precavido em relação isso, o Procon-JP traz orientações e a primeira delas é
que fique atento e desconfie de ligações oferecendo muita facilidade para
adquirir produtos ou empréstimos, além de e-mails e SMS com promoções
‘irrecusáveis’.
Esse tipo de golpe tem o objetivo de conseguir os dados
pessoais da vítima para ter acesso a cartões e realizar fraudes financeiras
imediatas. “Normalmente, os golpes, sejam por email, telefone ou SMS, aparecem
de forma muito atrativa e instigam a curiosidade das pessoas, com a sedução de
uma falsa vantagem ou ainda uma promoção de ‘encher os olhos’. As fraudes estão
cada vez mais sofisticadas para enganar até as pessoas que já são precavidas
por natureza”, explica a secretária do Procon-JP, Maristela Viana.
Ela acrescenta que durante o isolamento social provocado pela
pandemia do coronavírus, os golpistas também estão contando com a fragilidade e
ansiedade das pessoas, principalmente aquelas que cumprem a quarentena 100% em
casa. “As pessoas estão passando muito tempo no computador e no celular e isso
chama a atenção dos aproveitadores. Nossa orientação é que o consumidor só
adquiria produtos e serviços em estabelecimentos conhecidos e indicados por
alguém de confiança, seja pela internet ou telefone”.
Maristela Viana aconselha, ainda, que o consumidor fique
atento àquelas seduções que aparecem através da ‘distribuição gratuita’ de
produtos de higiene e de proteção contra o coronavirus como máscara e álcool
70% e que geralmente vêm em anúncios pela internet ou SMS com notícias sobre
possíveis curas e imunizações.
Dados
pessoais – A secretária do Procon-JP acrescenta que geralmente
esses golpes tentam adquirir informações pessoais sobre o consumidor fingindo
ser uma entidade legítima e confiável. “Para os golpistas, vale tudo para
envolver as pessoas. Já soubemos de caso, por exemplo, do oferecimento gratuito
de um produto, mas para isso, o cliente teria que fornecer os dados pessoais
sobre toda família. É claro que depois de coletados esses dados, eles seriam
usados para diversos tipos de fraudes”.
É pra
desconfiar – A internet,
que traz diversas facilidades úteis ao dia a dia do consumidor é também a porta
de entrada para fraudes. “Nessa época, em que todos estão mais fragilizados
emocionalmente, é claro que as empresas sérias estão mais atentas em dar mais
opções online ao consumidor e por isso mesmo os golpistas estão se
aproveitando. Por isso, desconfie de promoções boas demais e nunca, em hipótese
alguma, dê seus dados pessoais a um site que você não conhece ou não tem
nenhuma referência”, alerta Maristela Viana.
Não
confiáveis – Quando for
adquirir algum produto e serviço através da internet é importante verificar a
procedência do site, a credibilidade e se ele tem CNPJ e endereço. O consumidor
pode consultar a lista das empresas virtuais não confiáveis no site proconjp.pb.gov.br
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter