Publicado em: 2 jan 2023

Prefeitura leva alunos da rede para o Bolshoi, retoma Olimpíadas Escolares e cria mais projetos e programas

O ano de 2022 foi de realização de mais sonhos e conquistas para a Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. A Prefeitura da Capital teve mais alunos classificados para estudarem na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC), criou o Programa Educador Social e atendeu reivindicações antigas da categoria de profissionais da Educação.

Respeito e reconhecimento – Essa é uma das marcas da gestão do prefeito Cícero Lucena. Os profissionais em Educação do Município de João Pessoa reivindicam há tempo a regulamentação de progressões por nível. E a Prefeitura fez valer esse direito com o Decreto Municipal n.º 10.155 de 08 de novembro de 2022, que regulamenta o procedimento para progressão funcional horizontal dos profissionais da Educação, que esperava há mais de uma década, prevista no art. 18 da Lei Complementar Municipal n.º 60 de 29 de março de 2010.

Esporte – Após mais de 10 anos de espera também foram retomadas as Olimpíadas Escolares do Município. Durante os jogos, os alunos disputaram as seguintes modalidades: atletismo, judô, natação, bocha paralímpica, handebol, vôlei, futsal e basquete. Teve ainda a realização dos Jogos Internos Escolares da Rede Municipal de Ensino. Os alunos disputaram as seguintes modalidades: baleado, futsal, atletismo, voleibol, handebol, xadrez, judô, tênis de mesa, salto em distância, cabo de força, gincana esportiva, entre outros.

Acolhimento – A Prefeitura criou o Programa Educador Social (Lei 14.305/2021), destinado para a Seleção de Cuidadores, o que tem permitido que estudantes com algum tipo de deficiência voltem de forma 100% presencial para as unidades de ensino. Dentro do Processo Seletivo Simplificado foram convocados cerca de 900 Educadores Sociais Voluntários vindo a atender aproximadamente 2.800 alunos com algum tipo de deficiência. Entre voluntários e cuidadores a Sedec soma 1.043 cuidadores na Rede.

Em um trabalho de acolhimento e respeito ao próximo, 87 escolas e 5 CMEIs da Sedec dispõem de Salas de Recursos Multifuncionais e nelas é oferecido o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que teve uma ampliação de 20% no quadro de professores para a realização desse serviço.

Neste ano foi implantado o programa ‘Ação Escola Antirracista’, que é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), demais secretarias de assistência social da Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O programa visa combater o racismo dentro das unidades de ensino da Capital. Alunos do 8º e 9º anos, inicialmente de 14 escolas da Rede Municipal, participar de uma série de palestras e oficinas acerca do tema.

Futuro mais promissor – O ano também foi de conquistas para os alunos que participaram da seleção Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Em 2022, 1.173 crianças da Rede Municipal participaram da primeira fase da seleção para estudar gratuitamente na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina. Dessas, 604 conseguiram avançar para a segunda etapa. Das 20 selecionadas na etapa final da Paraíba e que participaram da seleção em Joinville, ficamos com 10 vagas.

Projeto – ‘Capoeira nas Escolas’ foi implantada este ano letivo em 19 escolas de tempo integral. A equipe é formada por uma coordenadora geral e 12 professores de capoeira, todos filiados ao ‘Coletivo dos Capoeiristas da Grande João Pessoa’ (CCGJP). O projeto trabalha a capoeira como arte, dança, defesa pessoal, lazer, entre outros aspectos, além de promover circuitos de rodas, palestras e apresentações no mês da Consciência Negra nas unidades de ensino. O projeto foi apresentado à Câmara Municipal de João Pessoa em 13 de junho de 2019, tendo sido aprovado à Indicação de lei, de autoria do então vereador João Almeida, nº 278/2019.

Conquista – A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa fecha o ano de 2022 colhendo os frutos plantados pela atual gestão. Trinta e duas unidades de ensino, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), receberam o prêmio do Governo Federal, ‘Parcela Desempenho’ do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...