Prefeitura de Alhandra inicia cadastro das famílias para o recebimento do peixe da Semana Santa
Várias comunidades urbanas e rurais de Alhandra receberam, nesta quarta-feira (19), a equipe técnica de profissionais da Secretaria de Bem Estar Social. O objetivo da visita foi cadastrar as famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade social, para o recebimento do peixe da Semana Santa. O cadastramento acontece até a próxima sexta-feira (21) e tem o objetivo de identificar e beneficiar mais de duas mil famílias carentes do município. Este ano, a expectativa da Prefeitura é distribuir 20 toneladas de peixes, no dia 17 de abril. Ano passado, foram distribuídos 8 mil quilos.
Munidos de fichas de inscrição e questionários socioeconômicos que serão utilizados para avaliação social das comunidades, a secretária adjunta de Bem Estar Social, Rute Neri, e os mais de 50 profissionais do setor de assistência social de Alhandra visitaram as comunidades de Catolé, Antônio Maris, Subaúma, Pituba, Acaes, Rua da Bica, Novo Monte, Bela Vista, Belo Jardim, Nova Descoberta, Buraquinho, Sobradinho, e os sítios Tapuiú e Travessia. Este ano, a Prefeitura realizará um esquema de entrega descentralizado, possibilitando que as famílias recebam o peixe na comunidade onde moram. A ideia é disponibilizar 24 locais de distribuição em todo o município.
A moradora da comunidade Nova Descoberta, Josenilda Nascimento, não escondeu o contentamento de receber as equipes de assistentes sociais em sua casa. Casada, mãe de cinco filhos e grávida de outra criança, Josenilda mora em uma casa de poucos cômodos e disse que o peixe distribuído pela Prefeitura é uma ação importante. “O ano passado eu não tive dinheiro para comprar peixe e esse ano, eu já fico feliz em saber que terei peixe para dar a minha família”, disse Josenilda. A agricultora, Soniele dos Santos, também recebeu a visita dos profissionais da secretaria de Bem Estar Social e falou das dificuldades enfrentadas para oferecer uma boa alimentação a toda a família. “A gente não tem condições de ter uma mesa farta todos os dias, a gente trabalha para oferecer o melhor e saber que eu vou receber o peixe da Semana Santa, deixa a nossa família mais tranquila”, disse a agricultora.
Este ano, as famílias alhandrenses receberão 2 kg de peixes, sem vísceras, prontos para o consumo, nos 24 postos de distribuição definidos pela coordenadoria social. “É importante ressaltamos que nas residência onde se encontra uma quantidade maior de habitantes, estamos entregando duas fichas, para que essa família possa receber 4kg de peixes e garantir a alimentação de todos os moradores daquela residência”, completou a secretária adjunta que está, pessoalmente e in loco, coordenando os trabalhos do cadastramento das famílias que serão beneficiadas com a ação.
Durante o processo de cadastramento, as equipes assistenciais encontraram algumas residências fechadas e para que os moradores não deixem de ser beneficiados, os profissionais da Secretaria colocaram, pelas frechas das portas, um convite de cadastramento para ser realizado na sede da Secretaria de Bem Estar Social, localizada no Centro de Alhandra. “Muitas famílias estão trabalhando e pensando nessa parcela da população, disponibilizamos um convite para que, munidos desse documento, do número de inscrição social ou identidade e comprovante de residência, o cidadão possa ir até a Secretaria e fazer o cadastro e poder ser beneficiado”, finalizou Rute.
Portal do Litoral com Assessoria
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter