Publicado em: 15 dez 2022

Prefeitura de Alhandra gasta valor que daria para comprar 19 carros 0 km em apenas 10 meses com aluguel de veículos

A Prefeitura de Alhandra desembolsou, entre março e dezembro deste ano, R$ 1 milhão e 889 mil no aluguel de veículos para serem utilizados em diversas secretarias do município. O valor estimado a ser pago até o final do contrato, em fevereiro do ano que vem, é de R$ 3 milhões e 270 mil.

Esse montante foi pago à empresa Denise Moura do Nascimento, cujo o nome fantasia é DNA Produções, Locações e Serviços e tem capital social de R$ 100 mil e é baseada no município de São Sebastião de Lagoa da Roça. Ela venceu outras quatro empresas em um pregão presencial e teve o contrato homologado no dia 2 de fevereiro deste ano.


Com o valor gasto apenas neste ano, desconsiderando o valor previsto a ser pago até o final do contrato, seria possível a compra de 19 veículos 0 km no valor médio de R$ 100 mil – uma renovação expressiva da frota em apenas um ano.

E esse não é o único contrato que a DNA Produções, Locações e Serviços tem com a Prefeitura de Alhandra. Em outra licitação, desta vez na modalidade de Adesão a Registro de Preço, a empresa fechou o valor de R$ 99.305,00, dos quais R$ 69.409 já foram pagos, para a locação e instalação de estruturas para “eventos programados”.

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Em nota, a atual gestão que caminha para o terceiro ano de mandato, se justificou colocando a culpa na administração passada.

NOTA da Prefeitura

A Prefeitura de Alhandra ressalta inicialmente que todos os contratos acontecem dentro da legalidade. Da mesma forma, a Prefeitura esclarece que as locações de veículos se fazem necessárias por conta do sucateamento deixado pela gestão anterior nos transportes municipais. Os veículos são utilizados para atendimento de demandas em diversas áreas, como saúde, educação e assistência social.

Na saúde, são atendidas aproximadamente duas mil pessoas, que precisam se deslocar do município para terem acesso às cirurgias e atendimentos. A exemplo do Opera Alhandra, onde os procedimentos são feitos em João Pessoa e Recife. Na educação, os veículos atuam no transporte escolar, conduzindo crianças para ter uma educação de qualidade e acesso ao ensino na hora certa. O Município também dá assistência social com o transporte de pacientes para a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e demais assistências que compreendem o necessário à vida digna da população. Com isso, apenas 19 veículos não seriam suficientes para renovar a frota e suprir a demanda pela procura do serviço ofertado à população, com a manutenção da qualidade. Além disso, há o uso cotidiano em ações e trabalhos administrativos.

Somente este ano a Prefeitura de Alhandra adquiriu, com recursos próprios, duas ambulâncias, duas vans, e quatro motos. São investimentos que giram em torno de mais de R$ 1,5 milhão.

Por fim, a Prefeitura de Alhandra destaca que vem realizando o planejamento para a aquisição de veículos próprios e assim ter uma frota capaz de atender a demanda do município, uma vez que a gestão atual encontrou o município com diversos veículos, dentre eles ônibus escolares e ambulâncias, sem condições de uso e as devidas manutenções.

Prefeitura Municipal de Alhandra

15 de dezembro de 2022

 




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