PREFEITOS MAIS QUERIDOS: Professora Adelma atinge 75,8% de aprovação em Pitimbu, de acordo com o Polêmica/AgoraSei
O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança neste sábado (11), a primeira matéria da quarta rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.
Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.
A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, em diversas áreas da gestão das prefeituras; isso irá direcionar o futuro das administrações em melhorar ainda mais a vida dos seus habitantes.
Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de Pitimbu. A pesquisa foi realizada no dia 5 de agosto de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 243 na zona urbana e 157 na zona rural.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.
O primeiro dado mais importante observado na pesquisa foi a avaliação da gestão, nessa área do levantamento na qual existe a divisão entre ótimo e bom, a Prefeita atingiu 64% de aprovação, ratificando o ótimo trabalho dos dois primeiros anos do primeiro mandato da Professora Adelma na cidade.
Na área da pesquisa onde é perguntado aos 400 entrevistados, se você aprova ou desaprova a gestão, os bons números se repetem com a Prefeita tendo 75,8% de aprovação.
Nas áreas específicas pesquisadas pelo projeto, as que mais se destacam são: A avaliação dos postos de saúde de Pitimbu; a aprovação da assistência assistência social perante a população mais humilde.
E a categoria que mais se sobressai no levantamento, são os ótimos números na área de limpeza urbana, que engloba ruas e praças e que chega a 72,3% de aprovação perante os 400 entrevistados.
Pitimbu é resultado de um aldeamento indígena. A Enseada de Pitimbu antigamente era conhecida como Porto dos Franceses por ter ancoradouros para mais de 12 naus e que, conta com 6 ou 10 braças de profundidade ficando os navios dos comerciantes do Pau-Brasil, no passado, principalmente os franceses e as demais embarcações, em um verdadeiro porto natural, longe das ondas bravas do mar aberto.
A área onde está edificada a cidade de Pitimbu, resultou de alguns terrenos registrados na Segunda Freguesia de Taquara. Segundo o Registro Geral de Terras e de conformidade com o regulamento de 30 de janeiro de 1854.
Pitimbu foi distrito de paz pela Lei de 15 de outubro de 1827. Até 1867 pertenceu à Capitania de Itamaracá. Pelo ato nº 1414, de 14 de janeiro de 1867 passou para a Paraíba. Pelo decreto nº 601, de 16 de outubro de 1871 junto com o território de Alhandra formaram um território e foi elevado a categoria de vila.
Em 1959, Alhandra estava se preparando para sua emancipação política. E como ela e Pitimbu sempre estiveram unidas, em alguns pleitos, pretenderam alguns políticos da época incorporar o Território da freguesia de Taquara de Invocação de Nossa Senhora de Assunção, para atender exigências políticas de ordem territorial.
Pitimbu também tinha seu projeto de emancipação na Assembleia da Paraíba, mas por falta de interesse dos políticos locais o projeto não tinha sido levado adiante.
O Distrito de Pitimbu não sendo anexado a Alhandra, continuaria com a possibilidade de adquirir sua própria emancipação. Com a eleição do Pedro Gondim para governador da Paraíba, em 1960, as esperanças dos pitimbuenses se renovaram para conseguirem sua emancipação.
Marinésio Moreno Gondim, primo do governador, gozando de influência política na Assembléia Legislativa da Paraíba decidiu ajudar Pitimbu juntamente com o Deputado Ramiro Fernandes, para que o projeto fosse aprovado e transformaram na Lei nº 2.671, de 22 de dezembro de 1961, que sancionada pelo governador, selou a emancipação transformando Pitimbu em uma unidade política do Estado da Paraíba.
A primeira mulher prefeita do município de Pitimbu, a Professora Adelma Cristovam dos Passos, tem 47 anos, e tinha disputado uma única eleição no ano de 2012, quando ficou na suplência para a Câmara de Vereadores.
Ex-Secretária de Educação do município, Adelma foi alçada a candidata a Vice-Prefeita na chapa encabeçada por Jorge Luiz, conhecido como Jorge do Povão.
Em uma eleição disputada, Jorge do Povão é eleito ao atingir 54,59% dos votos. Infelizmente o Prefeito, foi mais uma das milhares de vítimas da Covid-19 no nosso país, falecendo com pouco mais de dois meses no cargo, com apenas 43 anos, no dia 31 de março de 2021.
Adelma assumiu o cargo em 5 de abril do mesmo ano, conquistando resultados positivos e construtivos com um choque de gestão para equilibrar as finanças após o enfrentamento da pandemia, conseguindo realizar ações importantes em todas as áreas da administração, com um foco sempre maior na educação, a sua principal paixão.
Nas últimas eleições a Prefeita, apoiou para a Assembleia, Eduardo Carneiro (Solidariedade), na disputa para a Câmara ela esteve ao lado de Damião Feliciano (União Brasil), no Senado, o escolhido foi o ex-Governador Ricardo Coutinho (PT) e na briga pelo Governo, Professora Adelma apoiou a reeleição de João Azevêdo (PSB).
Todos os candidatos tiveram ótimos números e a maioria absoluta na cidade, se destacando a larga vantagem que João Azevêdo conseguiu ter nos dois turnos em Pitimbu.
Pitimbu | APOIO DA PREFEITA | VOTAÇÃO |
GOVERNADOR | João Azevêdo | 4.896 / 5.477 |
SENADOR | Ricardo Coutinho | 3.791 |
DEPUTADO FEDERAL | Damião Feliciano | 4.142 |
DEPUTADO ESTADUAL | Eduardo Carneiro | 3.974 |
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba/AgoraSei
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter