Polícias apreendem mais de 460 armas de fogo em Campina Grande no 1º semestre
As Polícias Militar e Civil da Paraíba apreenderam 463 armas de fogo na região de Campina Grande no 1º semestre deste ano. As ações têm como foco a redução de crimes contra a vida e contra o patrimônio na 2ª Região Integrada de Segurança Pública, que abrange 107 municípios paraibanos.
Segundo o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), os revólveres, as pistolas e outros tipos de armas de fogo apreendidos na Reisp e recebidos pela unidade do Instituto de Polícia Científica em Campina Grande para exame de balística forense, representam 31% das unidades apreendidas em todo o Estado nesse período (1.464).
O superintendente da Polícia Civil na 2ª Reisp, delegado Marcos Paulo Vilela, afirma que em Campina Grande as delegacias que mais apreendem armas são as de Crimes contra a Pessoa (Homicídios) e Crimes contra o Patrimônio (Roubos e Furtos). “A maioria das armas apreendidas são decorrentes de investigações que resultam em mandados de busca e apreensão e prisão. Além de Campina Grande, as cidades de Monteiro e Guarabira, pertencentes a Região Integrada, são as que têm também grande número de revólveres, pistolas, entre outros, retirados de circulação por conta do trabalho desenvolvido pelos Grupos Táticos Especiais (GTE)”, explicou o delegado.
O coronel Lívio Delgado, comandante da 10ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), que tem como sede Campina Grande, ressaltou que a Polícia Militar tem investido em ações constantes do Plano Operacional desenvolvido pela Seds, a exemplo da Operação Cidade Segura. “Diariamente todas as guarnições realizam abordagens. Também temos ações específicas da Rotam e da Força Tática, que têm surtido efeito no que se refere à apreensão de armas no município de Campina Grande”, explicou o comandante.
Portal do Litoral PB
Com Secom PB
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter