PMJP vê diminuição em visitas aos cemitérios, mas promete Finados ‘diferenciado’ para o público
Os cemitérios de João Pessoa já estão se preparando para receber os visitantes do dia de Finados. A limpeza e pintura já está em fase final e em alguns a expectativa é de até 25 mil pessoas. De acordo com o chefe da Divisão de Cemitérios, Williams Viana, o prefeito de João Pessoa pediu um dia de Finados Diferenciado.
De acordo com Viana, a fase de limpeza e recuperação dos prédios está em fase final e com a programação ‘praticamente’ pronta para o dia de Finados diferenciado. “Esse ano são três etapas: Segurança, Saúde e Atendimento”, destaca.
Além da recuperação das igrejas e cemitérios por completo e em fase final no Senhor da Boa Sentença. O chefe da Divisão de cemitérios, afirmou que serão colocadas tendas em frente aos cemitério para fazer o atendimento ao público com água, toalhas, teste de glicemia e medição de pressão.
Viana apontou que já foi solicitado ao 1° comando da Polícia Militar, a segurança dos locais além da presença da Guarda Municipal.
A expectativa de público, de acordo com Viana, é de 80 mil pessoas. Ele apontou que o número de visitantes vem diminuindo com o passar dos anos e explicou que no ano passado a expectativa chegou a 100 mil.
No cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados, serão realizadas missas em três horários, as 8h, 10h e 16h e de acordo com a administração, são esperadas até 10 mil visitantes.
Já no cemitério Cristo Redentor, no Bairro do Cristo, Milton Cordeiro, o administrador apontou que são esperadas até 25 mil pessoas. “Aqui é o cemitério que mai enterra gente em sistema rotativo, esse ano já foram 1200 pessoas”, justifica os números de visitação. Também acontecerá a programação religiosa com o padre Jurandir da região do cristo.
No parque das Acácias, também no Cristo Redentor, haverá uma extensa programação religiosa com missas as 7h, 8h30, 19h40 e as 17h com o Padre Carlos Maurício. Às 16h haverá uma cerimônia com o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.
Outras vertentes religiosas também serão contempladas com o culto ministrado pelo Pastor Estevam da Primeira Igreja Batista de João Pessoa às 9h e uma palestra espírita com Lourenço Barros, com o tema ‘imortalidade’, às 15h.
De acordo com a auxiliar de administração do cemitério, Margarida Bezerra, são esperadas em média 15 mil pessoas. Ela explicou também que a STTrans foi convocada para organizar o trânsito e a polícia para realizar a segurança.
No Jardim Mangabeira, no bairro de Mangabeira serão realizadas missas às 9h e 16h com o Padre Cícero e culto as 10h30 com o Pastor Carlos e o cantor Roberto.
Marília Domingues
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter