Planejamento sucessório reduz custos e agiliza transferência de bens a herdeiros
Nem bem superado o período de luto pela perda de um ente querido, seus descendentes muitas vezes se deparam com situações as quais desconhecem e por isso tomam decisões que demandam mais tempo e custos. Uma delas é o inventário, quando é feito um levantamento de todos os bens do falecido, por meio do qual são avaliados, enumerados e divididos os bens deste para os seus sucessores.
Esse processo pode ser judicial ou através de cartórios extrajudiciais e os problemas mais comuns são a demora na abertura pelos herdeiros, alguns não se manifestam e/ou outros discordam quanto à divisão dos bens ou responsabilidade pelo pagamento dos honorários do perito, bem como na forma de tratamento a terceiros menores de idade e incapazes.
A discordância por um herdeiro que possua confortável condição financeira pode, por exemplo, penalizar por vários anos outro que se encontre em situação contrária e ainda inviabilizar o seguimento de atividades empresariais e manter ou multiplicar o patrimônio que construído pelo falecido.
Como evitar conflitos familiares
Esses e outros conflitos podem ser evitados desde quando precedidos de um planejamento patrimonial familiar, através, por exemplo, de uma holding, que permite a gestão de patrimônio e negócios de pessoas físicas em forma de pessoa jurídica, com vantagens como maior redução de encargos fiscais e proteção patrimonial.
No Programa Tambaú Imóveis e Negócios deste sábado (20) os advogados especialistas no direito tributário Hector Ruslan e Mayra Marinho traduzirão do “economês” para uma linguagem de fácil compreensão, as vantagens do planejamento sucessório e explicarão como tornar menos custos e mais célere a transferência do patrimônio aos descendentes.
Necessidade de compreensão dos processos
“Apesar de desagradável, essa questão inevitavelmente será enfrentada, daí a importância de compreender todas as espécies de sucessão patrimonial, ordem de recebimento da herança, tributos incidentes e relacionadas à testamento. É sobre isso e muito mais que trataremos durante a entrevista”, afirmou o também advogado, corretor de imóveis e apresentador Rômulo Soares.
Pela TV e Portal
O Programa que vai ao ar às 9h de todos os sábados pelo Canal 5 da TV Tambaú – SBT, tem transmissão simultânea pelo www.portalt5.com.br e traz sempre entrevistas com qualificados profissionais sobre importantes temas e proporciona participação dos telespectadores/internautas por meio do número (83)99854-2957 (WhatsApp).
Além do Giro de Ofertas por conceituadas construtoras, incorporadoras e imobiliárias de empreendimentos voltados a clientes de diversas faixas de renda, um outro quadro que se destaca é o Momento Imobiliário, protagonizado pelo presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter