Pimenta nos Olhos! Revelações e projeções para as eleições no litoral sul em 2016
Essa é a coluna PIMENTA NOS OLHOS que divulga os acontecimentos populares e políticos do litoral sul paraibano. Iremos destacar em poucas linhas as informações que chegam a nossa redação e aos nossos redatores, de forma direta e na linguagem popular! Lembrando que nem tudo que aqui está publicado é verdade e muito menos mentira.
*****************************************
Na Paraíba, é assim. Mal termina uma campanha e a outra começa. Os vitoriosos nas eleições de outubro deste ano ainda sequer foram diplomados pela Justiça Eleitoral, mas o assunto que domina os meios políticos é a sucessão municipal de 2016.
As articulações políticas estão a todo vapor no litoral sul, há lugares onde os nomes estão definidos e só está faltando os partidos marcarem os dias das convenções para as homologações dos nomes, o que só pode ser feito em junho de 2016. Até lá, a campanha informal prossegue.
Já tem institutos com pesquisa no forno para as eleições municipais, em 2016. O levantamento se destinaria a apurar as intenções de voto na sucessão dos prefeitos da região, e entrariam nos questionários prováveis candidatos já especulados na imprensa e na BOCA DO POVO.
Disputa começa dentro de uma família na cidade de Alhandra
Oposição:
Pois é… Na cidade de Alhandra vai ter disputa familiar para indicar um nome que concorrerá ao cargo de prefeito em 2016. Cerca de quatro bons nomes da oposição, já se articulam para se lançarem como candidatos a prefeito ou vice.
Informações confiáveis de bastidores colocam uma mulher na disputa pela prefeitura. No cenário político alhandrense tem chapas formadas com um vereador e um ex-prefeito, outra com uma liderança feminina que vem se destacando na cidade e esse mesmo ex-prefeito. Outro fato que não podemos descartar é que a eleição para deputado, de fato, representa um ensaio para definir o tabuleiro das eleições municipais. Isso porque o pleito acaba sendo um termômetro para identificar as próximas lideranças políticas em toda região…
Situação:
O prefeito Marcelo Rodrigues deve realizar algumas mudanças no atual quadro administrativo de secretários e coordenadores. Um dos grandes calos da gestão alhandrense, que vive arrumando discórdia entre os secretários e funcionários, e querendo mandar mais que o prefeito, deve deixar o cargo dia 30. Um vereador oposicionista sofre muita pressão para aderir a situação, já que metade dos seus aliados foram pro lado de lá. O prefeito deve agregar outros opositores em sua gestão, pois as negociações estão fervorosas entre partidos e lideranças políticas de Alhandra.
Caaporã deve ser a cidade com mais candidaturas em 2016 assim como foi em 2012
Oposição:
Tem a oposição da oposição e a futura oposição da situação… Pois bem… As vezes é difícil perceber grupos oposicionistas por serem tão apagados em Caaporã, a população não vê nem uma ação da ‘dita’ oposição, em prol dos caaporenses. Mas, talvez uma luta de braços entre o irmão que fala e o irmão que cala, seja a grande atração da campanha.
Situação:
Reeleito e com cinco mandatos de prefeito, Dr. João Batista Soares sai da disputa, porém, vem preparando seu sucessor há um bom tempo. O nome que deve ser indicado pelo prefeito já foi vereador e exerce atualmente um bom cargo na gestão. Mas, um vereador da base do prefeito começa a se sobressair com sua atuação na cidade, a família dele é imensa e vem divulgando o nome do parlamentar nos bastidores, e está tendo uma boa aceitação. O vice-prefeito tem o aval do partido PHS para disputar a prefeitura e também é um bom nome. Mas, quem vem com força total é um empresário que será o nome de consenso de uma grande empresa instalada na cidade. Outro nome que será lançado como candidato a prefeito de Caaporã, terá toda estrutura do PTdoB que fez o convite a um comunicador da região e com base em pesquisas, deve investir pesado nesse nome.
Gestão desgastada no Conde pode atrair recordes de candidaturas em 2016
Oposição:
Os opositores da atual prefeita de Conde não precisam fazer nada contra a gestão que está completamente desgastada. Na cidade vários nomes circulam como possíveis candidatos, dentre eles do ex-prefeito Aluísio Régis, vice-prefeita Sandra Ribeiro, Padre Severino, Lula Melo, além de dois empresários condenses. Seriam então cerca de seis candidaturas postas para o pleito. Há informações que o Padre Severino teria recebido um ultimato da Arquidiocese da Paraíba pedindo para ele escolher entre a política e a batina, o padre teria preferido a política.
Para o ex-prefeito Aluísio Régis, como adiantamos, foi criado até bordão: “não caia no canto da sereia, nem no conto do vigário, vote no homem do trabalho”.
Os vices devem surpreender muita gente! Inclusive o Padre teria sondado dois empresários, porém, um jornalista campinense vem se escalando para compor a chapa com o sacerdote que é pároco em Mamanguape.
Situação:
Sem ações, sem projetos, sem obras, salários atrasados e com muitas confusões dentro de sua base administrativa, a prefeita não precisa de oposição para desgastar seu mandato. Dizem que ela até pensou em renunciar ao cargo há cerca de um mês atrás, mas, mudou de ideia ao ver que não seria a solução. Outra informação é que talvez um atual secretário seja escolhido para compor a chapa como vice, mas, há conversação com um grupo de opositores que deve indicar alguém para uma aliança com a atual gestora. Aliados coerentes da prefeita, afirmam que em janeiro de 2015, as mudanças virão e Tatiana deve mostrar o que até agora ninguém viu… TRABALHO.
Prefeito de Pedras de Fogo ninguém sabe, ninguém viu!
Situação:
O que dizer do prefeito Dedé Romão a frente da prefeitura de Pedras de Fogo??? Desculpem-me, mas, é tão apagado que nem sei o que falar. Ele vai para reeleição e deve mudar seu vice e contar com o apoio do governador Ricardo Coutinho, do seu partido (PSB). Fora isso, a gestão do Professor Dedé, não tem nada a comemorar, porém, ao contrário do Conde, paga o funcionalismo em dia, e, isso já conta positivamente, pois nos dias de hoje, fazer a obrigação já é motivo de comemoração.
Oposição:
Há informações que Manoel Júnior lançará sua ‘esposa’ ou a irmã para concorrer em Pedras de Fogo, ou até mesmo o atual vereador Rivaldo Melo (PMDB), que foi presidente da Câmara. Já Aurilécio Moreira que foi o candidato apoiado por Manoel Júnior em 2012, poderá ficar fora da disputa devido a recente condenação da Justiça Federal da Paraíba pela prática de improbidade administrativa. Dentre as penalidades estão a suspensão dos direitos políticos por 5 anos. A ex-prefeita Clarice Ribeiro não está animada para disputar o cargo de prefeita em 2016 e deve apoiar o nome de um ex-secretário de sua antiga gestão.
Pitimbu vem com mulheres encabeçando chapas e prontas para a guerra
Oposição:
Contando com o afastamento do prefeito Leonardo Barbalho, antigos e novos opositores já montam suas estratégias de campanha. Com a condenação do prefeito em primeira instância, a oposição aguarda o julgamento no TRE para saber como ficará o quadro político da cidade. Se Marquinhos é 10 assumir, deve enfrentar cerca de cinco fortes candidatos e duas mulheres seriam cabeça de chapa, além de Rafael Mauricio e de um atual vereador que já declarou o interesse em se candidatar. O ex-prefeito Rômulo Carneiro também deve voltar à tona na política pitimbuense e entrar na disputa local.
Situação:
Acreditando em sua permanência no cargo, o prefeito Leonardo Barbalho vem colocando Pitimbu nos eixos. A cidade com o menor FPM do litoral sul, se destaca atualmente por uma oposição ferrenha e midiática. Porém, mesmo confiando em sua permanência, Leonardo já montou sua estratégia para 2016 e ficando ou saindo, uma mulher estará sempre ao seu lado, o nome é Guiga.
Sobre nossas revelações e projeções >>>> Pode acontecer tudo, inclusive nada!
O “Língua me disse”…
>>>>>>>> Que aquela secretária que se tornou “Persona non Grata” e que deixa o cargo dia 30, anda dizendo que o prefeito implorou para ela ficar, mas, a verdade que tem muita gente pagando promessa e agradecendo a todos os santos pela saída dela.
>>>>>>> Painha e Gazela devem pegar o beco em janeiro, dizem que é a única solução para o povo olhar com bons olhos a gestão de certa cidade. Porém, a dupla não vai ficar na pior, irão continuar com os ricos salários.
>>>>> O governador Ricardo Coutinho deve passar mais uma vez suas férias de fim de ano na cidade de Conde. Duas mansões foram oferecidas ao chefe maior do Estado, ele optou por uma que fica ao lado de uma pousada. Ao saber da escolha, três deputados se apressaram em reservar alguns bangalôs na Pousada, para ficar pertinho do Mago.
>>>>> Não duvidem da turma de situação na cidade de Conde! Pois mesmo devendo a ‘Deus e ao mundo’ a prefeita tem sobrando em caixa quase R$ 14 milhões. Fato mostrado pelo internauta e morador do Conde, Lula Melo, através de gráficos retirados do Sistema Sagres, do Tribunal de Contas do Estado (TCU), um enorme superavit nas Finanças do Município.
>>>>> Depois de levar um calote de mais de 1 milhão, a conceituada empresa Montreal que era responsável pela coleta de lixo no Conde, entrou com uma ação criminal e por ato de improbidade administrativa na Procuradoria Geral da Paraíba, contra a prefeita Tatiana Corrêa. Além disso, corre na justiça um processo de execução de divida da Montreal contra a prefeitura de Conde, o valor exato cobrado pela Montreal é de R$ 1.215,737,00. De tão decepcionado, o responsável pela empresa que ganhou a licitação do lixo no Conde, vai se aposentar pois anda dizendo que esse foi o maior calote de sua vida.
>>>>> Como sempre o PT segue dividido! Mesmo tendo candidato próprio em 2016 (O Padre), o ex-presidente do PT da cidade de Conde, Ednaldo Mendes (Edinho) aceitou ser secretário municipal da atual gestão e seu nome já circula no site oficial da prefeitura, como secretário de Habitação.
http://conde.pb.gov.br/secretarias/
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter