Ouvidor da CMJP fortalece atuação do Instituto dos Cegos da Paraíba
O ouvidor-geral da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marmuthe Cavalcanti (SD), vem colaborando para fortalecer a atuação do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC). A instituição filantrópica e assistencial, que existe há 70 anos, presta serviços de grande relevância social e já atendeu mais de 10 mil pessoas ao longo de sua história.
O ICPAC contribui com o crescimento intelectual das pessoas atendidas, disponibilizando uma biblioteca em braile, aulas de música, artesanato e atividades físicas. Também oferece cursos de iniciação à Informática, Educação Musical, reforço escolar, acompanhamento pedagógico para a rede regular de ensino, além de aulas de orientação e mobilidade, para facilitar o deslocamento de seus usuários pelas ruas da cidade e demais ambientes.
Marmuthe destaca as iniciativas de seu mandato na defesa das pessoas com deficiência e a articulação política e cidadã que deu origem ao convênio entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o ICPAC, no último mês de novembro. Essa parceria vem possibilitando a organização receber repasses financeiros de R$ 30 mil mensais, para ampliação dos serviços oferecidos e da capacidade de atendimento. “Sinto-me honrado em colaborar para o desenvolvimento do Instituto dos Cegos, como interlocutor de suas demandas junto ao Executivo Municipal”, disse o parlamentar.
De acordo com José Antônio Freire, presidente do ICPAC, o apoio de Marmuthe foi decisivo para estabelecer o convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), garantindo o repasse de recursos do SUS para a reabilitação visual dos usuários de João Pessoa. “O vereador Marmuthe tem história de trabalho e compromisso com as pessoas com deficiência. Sua ajuda também foi importante para o convênio do Instituto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), garantido apoio financeiro para a escola que temos aqui”, explicou o presidente.
A escola do ICPAC oferece alfabetização em Braille, a partir dos quatro anos de idade; técnicas de utilização do Braille e Soroban; Educação Artística; Educação Física e desportos; serviço itinerante de orientação e transcrição para o Braille. Além disso, o Instituto realiza a estimulação para a visão em bebês e crianças menores de quatro anos; reabilitação visual para pessoas com baixa visão; atendimento médico, odontológico, psicológico e assistência social para os usuários.
“Com auxílio de Marmuthe ainda conquistamos um Ponto de Cultura para o Instituto dos Cegos, uma iniciativa pioneira aqui na Capital. Nossa próxima demanda é um projeto de incentivo ao esporte voltado às pessoas com deficiência, para que possamos ampliar e qualificar o desporto paralímpico em João Pessoa”, afirmou José Antônio Freire. O ICPAC fica localizado na Avenida Santa Catarina, n° 396, Bairro dos Estados. Telefone: (83) 3244-7264; e-mail: [email protected].
Assessoria
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter