Publicado em: 26 abr 2019

O que é OKR e como implementar essa metodologia na sua empresa

Não faltam maneiras para fazer a sua empresa se destacar no seu segmento de atuação. A criação de um blog, ter um site institucional e contar com uma boa hospedagem de site são fundamentos básicos para isso.

No entanto, de nada adianta ter presença online se você ainda não conhece métodos para estipular metas, alcançar bons resultados e ainda mensurá-los.

No exemplo da criação de um site, é preciso definir quais os propósitos em médio e longo prazo. Sem isso, o projeto web pode ser só mais um no vasto universo da internet.

Por essa razão, quando o assunto é cumprir objetivos e analisar os resultados, surge uma sigla que cada vez mais ganha relevância no universo da gestão de projetos. Essa sigla é o OKR.

Objectives and Key Results são importantes para os empreendedores na era digital. Os Objetivos e Resultados Chaves, que é a tradução do termo, consistem em uma metodologia que pode trazer vários benefícios para a empresa.

Esse método de gestão foi concebido por Andrew Grove, ex-CEO da Intel. Se você quer saber se esse método é eficiente, não custa saber que ele é utilizado pelo Google desde o final dos anos 90.

À época, o Google não era o gigante que é hoje. Isso apenas reforça que o método OKR pode ser utilizado tanto por empresas pequenas que estão rumando ao topo, quanto por empresas que já se consolidaram em seus respectivos segmentos.

Como funciona a metodologia OKR

As três iniciais que constituem o nome desse método não estão ali por acaso. Cada um deles denota como é o funcionamento do OKR. Por isso, para saber melhor como essa metodologia funciona, vale conhecer os detalhes de cada uma das iniciais.

Os objetivos

Eles determinam o que a empresa pretende conquistar e qual é a direção que o empreendedor vai seguir. Os exemplos podem ser dos mais variados. Em alguns casos pode ser tornar o empreendimento líder no seu ramo.

Por outro lado, o objetivo pode ser proporcionar um aumento das vendas do produto, ou, quem sabe, conquistar maior presença online. Repare que os objetivos estipulados são claros e possíveis de serem alcançados.

Os Resultados Chave

Se os objetivos foram devidamente estipulados, para eles serem atingidos é preciso encontrar meios para ver o quanto falta para alcançá-los. É aí que entram em cena os Resultados Iniciais.

Além disso, eles são metas consideradas menores, ou seja, pequenos degraus que vão permitir que a sua empresa suba para alcançar o objetivo que ela pretende.

Digamos, por exemplo, que o seu objetivo seja fazer que a sua empresa tenha mais presença online. Nesse caso, é necessário definir os Resultados Chave para isso, que podem ser criar um blog, criar um site WordPress ou uma página oficial no Facebook.

Repare que, por meio dessas metas menores você vai ter condições de analisar quantas pessoas estão acessando o blog, a página do Facebook ou quantas reações as postagens conseguiram.

Enfim, com objetivos bem definidos será possível mensurar a sua presença digital e analisar o que deve ser feito para melhorar.

Implementação do OKR em sua empresa

Adotar essa metodologia para o seu empreendimento não é uma tarefa difícil. Ainda mais se levarmos em consideração que, nos dias de hoje, softwares de gestão estão aí para dar uma mãozinha extra.

Alguns exemplos desses softwares podem ser o Google Suite Business, o Trello e o HEFLO. Eles auxiliam na execução de pautas básicas, tais como estipular cronogramas, e também compartilhamento de arquivos.

Quando o assunto é definir como implementar o método OKR na sua empresa, você deve proceder efetuando algumas ações como as abaixo.

Estipular metas claras

O OKR só terá o êxito que você tanto espera caso os seus objetivos sejam perfeitamente identificáveis. Objetivos bem claros torna mais fácil para os integrantes da empresa saberem qual o caminho seguir.

Além disso, até as metas menores que vão auxiliar no alcance do objetivo maior devem estar bem definidas e possíveis de serem atingidas.

Estabeleça os prazos

Determinar o cumprimento das metas por meio de prazos permite tornar o trabalho mais ágil. O ideal é que os prazos estipulados sejam curtos.

Um exemplo disso pode ser que a meta seja realização de um determinado número de postagens no blog dentro de um trimestre com o objetivo de tornar um determinado produto mais conhecido.

Acompanhe os resultados

Estar a par dos resultados obtidos é fundamental para você detectar o que deve ser melhorado e o que está obtendo êxito em seu projeto. Hoje em dia não faltam aplicativos e programas capazes de mensurar as ações realizadas, facilitando o seu trabalho.

Além disso, é importante não confundir dedicação com resultado. A dedicação e a entrega da equipe podem ser totais, mas se os resultados obtidos forem abaixo do esperado, algo deve estar errado na execução.

Conclusão

Definir metas e objetivos é essencial para qualquer negócio que deseja prosperar de forma sustentável. Sem isso, é bem provável que todos os esforços sejam em vão.

Dessa forma, a implementação do método OKR pode auxiliar você a cumprir os seus objetivos e te mostrar que não vale a pena depender da sorte na hora de conduzir o seu negócio.  




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