Publicado em: 12 nov 2013

Novembro Azul: Hospital Regional de Cajazeiras promove atendimento especial aos homens

1384247102484-novembroazulAssim como aconteceu com as mulheres durante a campanha Outubro Rosa, o Hospital Regional de Cajazeiras também está dedicando atenção especial aos seus funcionários do sexo masculino neste mês de novembro, quando as atenções se voltam para a campanha Novembro Azul, dedicada especialmente à saúde do homem, sobretudo em relação à prevenção e tratamento do câncer de próstata.

Na semana passada os homens passaram por uma triagem para identificar fatores de risco para diabetes e câncer de próstata. Nesta semana, do dia 11 ao dia 14, a agenda especial do HRC conta com realização de exames laboratoriais com fatores de risco para diabetes; exames laboratoriais com fatores de risco para câncer de próstata e orientação nutricional dos portadores de diabetes.

No dia 14, data em que se comemora do Dia Mundial do Diabetes, profissionais do HRC farão parte da Ação Cidadania em Favor dos Diabéticos, evento que acontecerá na Praça das Oiticicas, no Centro de Cajazeiras. No dia 18 haverá sorteio de brindes para os diabéticos que forem detectados durante a campanha do HRC. Do dia 19 ao dia 22, a atenção se volta para o câncer de próstata, com uma série de palestras para os servidores do hospital.

Fechando o mês, de 25 a 29, acontece o encaminhamento dos exames positivos para câncer de próstata e ultrassonografia para o serviço de referência (consulta com médico urologista) e encaminhamento dos diabéticos também para o serviço de referência.

Câncer de Próstata, saiba mais

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, mas os exames devem ser feitos anualmente a partir dos 40 anos de idade, para facilitar o diagnóstico precoce.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Em 2012, a estimativa foi de 60.180 novos casos só no Brasil, com 12.778 mortes.

Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...