Publicado em: 19 jul 2022

Natação infantil da Paraíba brilha em Campeonato Brasileiro

Dever cumprido. Esse é o sentimento que a equipe infantil do Team ECCB-AcquaR1 sai com os resultados alcançados no Campeonato Brasileiro de Natação realizado entre os dias 12 e 16 de julho na cidade de Uberlândia – MG. O grupo conquistou diversas melhoras de tempos, diversas finais e ainda saiu da competição com três medalhistas: Giovana Campos (infantil II), João Gabriel (infantil I) e Jamal Barroso (infantil I).

Importante frisar que o trabalho realizado pelo Coach Stephano Vieira é considerado um dos melhores do país, dito por vários técnicos e comentaristas que estavam na Arena do Praia Clube. Levar atletas de João Pessoa para enfrentar as principais estruturas de natação do Brasil não é simples e nem fácil, e isso chamou atenção de todos durante a competição.

Giovana Campos conseguiu duas medalhas, nos 100 e 200m borboleta. Atleta experiente, mas de baixa estatura para a prova dos 100m borboleta, ela modificou a estratégia de prova na final, logrando êxito na chegada. Já na prova dos 200m borboleta, Giovana também arriscou nas passagens porque sabia que o nível da prova estava alto, conquistando a medalha de bronze no fim. A atleta conseguiu o índice para o Troféu José Finkel que acontecerá em setembro na cidade de Recife, com apenas 14 anos.

Já João Gabriel fez uma prova histórica nos 100m livre. Estreante em campeonatos brasileiros, o nadador de 1,78m de altura e excelente envergadura, conseguiu explodir na final. Tecnicamente fez uma prova perfeita, passando em quarto lugar na virada do 50m, mas com reserva técnica para gastar no final da prova, e assim foi feito. João Gabriel só não ganhou a prova por detalhes, deixando todos do complexo de natação de boca abertas. A Paraíba agora tem um nadador de ponta numa das provas clássicas da natação brasileira.

Jamal Barroso foi a surpresa da competição. O atleta com muita raça e força conseguiu implantar bom ritmo na prova de fundo dos 800m livre. Brigou braçada a braçada, logrando êxito contra o nadador do Vasco da Gama, que acompanhou Jamal durante toda a prova. Vejo Jamal com muito poder de melhorias no nado de fundo e por isso o Coach deve realizar um novo plano de treinamentos para ele.

Eu já havia comentado antes da competição. A equipe infantil da Paraíba retrata a evolução da natação paraibana. Trabalho esse que não aparece de uma hora para outra. O Team ECCB-AcquaR1 acerta quando permite que o Coach Stephano se preocupe apenas com os treinos de piscina e na evolução dos nadadores.

É preciso entender e pensar grande na estrutura global e multi profissional na equipe, com personais de musculação, nutricionistas, psicólogos etc. Sem isso é impossível enfrentar Flamengo, Minas, Pinheiros, SESI, Paineiras e Corinthians. Por isso, nossos atletas deram um show neste brasileiro de inverno. Agora é descansar e enfrentar as maratonas de provas do segundo semestre.

Troféu Dr. Milton Medeiros

Nos dias 29 e 30 de julho de 2022, Aracaju receberá o Campeonato Interfederativo de Natação. A seleção paraibana estará presente com 42 convocações. Dessa vez os nadadores da Vila Parahyba e Team ECC-AcquaR1 estarão juntos defendendo a cores da Paraíba.

Modelo a ser seguido

A equipe do SESI – SP descentralizou suas estruturas de piscinas e atletas. A equipe teve grandes destaques no Campeonato Brasileiro de Inverno, pois vários técnicos participaram das filtragens regionais formalizando uma equipe forte e coesa. A FEAP pode seguir esse modelo, dividindo a Paraíba em Regionais, viabilizando nadadores fora do eixo João Pessoa e Campina Grande.

Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...