Publicado em: 16 mar 2017

Nasf de Alhandra promove palestra sobre as DSTs e destaca importância do teste rápido


A Secretaria Municipal de Saúde de Alhandra, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), realizou nesta quinta-feira (16) uma palestra na Unidade Básica de Saúde (UBs) do Oiteiro I, sobre o tema das doenças sexualmente transmitidas – DSTs/AIDS.

A ideia principal da palestra e da campanha que o município de Alhandra está promovendo é a educação e prevenção acerca das DSTs, principalmente da sífilis que, segundo dados obtidos pela coordenadora do NASF, Cleidilene Lacerda, registrou aumento preocupante do número de casos na cidade de Alhandra.

A coordenadora destacou a importância de realizar o teste rápido para HIV, sífilis e hepatite C, disponibilizados nas Unidades de Saúde do município com objetivo de identificar e iniciar o mais rápido possível o tratamento contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Na ocasião, o Mês da Mulher foi celebrado com um farto café da manhã, dinâmicas e realização de sorteios que presenteou algumas participantes do evento.

“É importante que a mulher faça o exame para a sífilis assim que engravidar, pois se trata de uma doença silenciosa. Se não for tratada durante gravidez, a sífilis tem grande risco de transmissão para o bebê. Johnny de Carli disse a seguinte frase: ‘a saúde depende mais de cuidados preventivos do que de médicos’. E eu concordo plenamente com esse autor. O nosso papel é prevenir e promover saúde no município de Alhandra com realizações de ações preventivas”, destacou a coordenadora que também abordou palestra sobre”A relação da sífilis congênita x A perda auditiva do neonato”, área na qual é especialista.

Sempre com foco na promoção da saúde e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, o NASF realiza importante papel atuando de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família e Atenção Básica para populações específicas, compartilhando assim, práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade do NASF de Alhandra formado pela seguinte equipe:

Cleidilene Lacerda: coordenadora e fonoaudióloga
Daniela Ribeiro: fisioterapeuta
Eliane Mendes: psicóloga
Virginia Soares: assistente social
Marcilio Freitas: nutricionista
Cláudio: educador físico.

 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...