‘Não precisa este afobamento’, diz ministro sobre inscrição no Fies
O ministro da educação, Cid Gomes, disse nesta sexta-feira (27) que os estudantes que estão com dificuldades em se cadastrar no site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem ficar tranquilos, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos alunosno momento da inscrição – na última quarta-feira (25) a página chegou a sair do ar, deixando alunos preocupados.
para o Enem (Foto: Dominik Giusti / G1)
Acesso ao ensino superior
Durante a visita ao Pará, Gomes elogiou os mecanismos de acesso ao ensino superior que utilizam a pontuação do Enem. “O Sisu se transformou no principal passaporte para o ensino superior. Foram 205 mil vagas só no primeiro semestre. O PROUNI ofereceu 2013 mil oportunidades através do Enem. Nós devemos, na próxima edição do Fies, ter no Enem o grande passaporte, além de avaliar a qualidade dos cursos oferecidos”, exalta.
Apesar disso, o ministro não descarta que o exame sofra mudanças: de acordo com Gomes, hoje o Enem é uma “operação de guerra”, devido aos custos e esforços necessários para que a prova seja aplicada com segurança e sigilo. Por isso, o ideal seria que o estudante fosse avaliado “O que nós queremos é transformar isto em uma estrutura usando a internet, usando os computadores,não em um dia só, na mesma hora”, e para isto o MEC pretende abrir uma consulta pública para ouvir sugestões quie possam melhorar o Enem.
(Foto: Dominik Giusti / G1)
Agenda em Belém
Gomes participou de uma reunião nesta sexta-feira (28) com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, para discutir a aplicação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Ele disse que espera visitar mais municípios para conhecer melhor e superar os desafios da educação.
Na UFPA, estudantes receberam o ministro com faixas protestando contra o corte de verbas para educação. Cid Gomes recebeu os alunos e conversou sobre a situação do ensino superior, respondendo aos questionamentos dos alunos e reforçando que a docência exige vocação, e não apenas remuneração adequada.
Portal do Litoral PB
Com G1
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter