Publicado em: 17 jul 2023

Mutirão do Opera Paraíba retorna ao Hospital Regional de Sousa e realiza 90 cirurgias eletivas

O Hospital Regional de Sousa, recebeu no último final de semana, o mutirão de cirurgias eletivas do Programa Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado com o objetivo de facilitar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos e reduzir a fila de espera. Entre os dias 14 e 16 de julho, foram realizados 30 procedimentos diários, totalizando 90 cirurgias.

De acordo com a diretora técnica, Anna Virgínia Nogueira, foram realizadas cirurgias ginecológicas e cirurgias gerais. “Foram realizadas  cirurgias de hérnia e vesícula, contemplando pacientes de toda décima regional. Estamos atendendo a grande demanda de histerectomias que tínhamos na fila do Regnutes – sistema de regulação do estado, e tudo ocorreu tranquilamente para atendermos a meta do mutirão”, informou a diretora.

O Mutirão contemplou pessoas como a professora Maria de Socorro Fernandes, que sofria com problemas hemorrágicos e precisou fazer uma histerectomia. Comecei a ter problemas hemorrágicos e procurei atendimento, como eu já estava no sistema me ligaram. A gente tem que cuidar da saúde. Eu ainda sou nova e quero aproveitar a vida”, conta a professora.

Ana Lúcia Pereira conta que sentia muita dor nas pernas, isso estava incomodando na sua rotina. “Já estava com três meses que minha menstruação foi suspensa. Com a cirurgia de histerectomia, eu vou ficar melhor e vou poder cuidar do meu pai que é idoso e mora comigo, e meu desejo é que Deus me dê essa capacidade”.

Para participar do programa o encaminhamento é feito via cadastro no Opera Paraíba, por meio das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona o paciente para o hospital executante mais próximo. O usuário do sistema público de saúde também tem a opção de fazer o cadastro pelo site operaparaiba.pb.gov.br, basta preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que apresente a necessidade da cirurgia.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...