Mulheres policiais penais documentam em livro experiências sobre gestão, gênero, ressocialização, desafios e conquistas em unidades prisionais
Para marcar o mês de março, mês dedicado às mulheres, na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB), trinta e três mulheres que trabalham nas diversas áreas escreveram o livro “Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penal da Paraíba”.
Na abertura do livro o secretário João Alves destaca: “A história nos mostra as conquistas de espaço na sociedade por parte das mulheres no permanente processo de evolução da humanidade. No campo da Segurança Pública são notórios os feitos das mulheres. No Sistema Penal da Paraíba não tem sido diferente”.
Complementa o gestor da Seap: “Há talentosas policiais penais gestoras, pesquisadoras e operacionais, que contribuem com ressocialização, disciplina e segurança. Neste livro, um grupo delas e de demais profissionais, a exemplo de professoras e especialistas nas áreas da saúde, da assistência social e comunicação, representam todas as mulheres que trabalham na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba”.
Dentre as 33 autoras, 16 são policiais penais. As policiais apresentam aos leitores artigos científicos, relatos de experiências em gestão de unidades prisionais, textos que incluem ainda crônicas e poemas. A versão digital do livro vai ser lançada dia 27 de março no II Seminário do Sistema Prisional da Paraíba – Teoria e Prática do Policiamento Penal.
Confira nesta primeira matéria da série sobre o livro, os temas e as respectivas autoras policiais penais no capítulo I:
Um olhar sobre as práticas de ressocialização no Presídio Feminino de Patos – Alessandra Pereira Malaquias.
Breve estudo dos benefícios proporcionados pelas audiências realizadas por videoconferência – Anairis Almeida Simplicio.
A Mulher no cárcere: A Mulher presa, a mulher abandonada e a maternagem sufocada – Andrezza Maria Barros Dantas.
É cor de rosa, choque – Anna Amélia Dantas de Almeida Feitosa Lopes.
A Ressocialização na Cadeia Pública de Juazeirinho – Auristela Cristina de Moura Camelo Costa.
O que não enxergamos por trás dos muros – Cinthya Almeida.
Nota máxima no Curso de Escoltas e Intervenção Tática em Estabelecimentos Penais – Cláudia Shymenne.
Orgulho de Ser Policial Penal – Edna Maria da Silva Lima Veloso.
Desafios nas Relações de Poder e Gênero na Polícia Penal da Paraíba – Ivana Leite Ribeiro.
DESACATO – In Memoriam de Maria do Socorro Ramos da Silva -Liedja Marques da Silva.
Questionamentos acerca do Direito de convivência familiar de crianças e adolescentes com pais privados de liberdade – Maria Isabel de Araújo Gomes.
O Real da Atividade das Mulheres na Polícia Penal da Paraíba e as questões de gênero – Maria Silnara Araújo Galdino.
Me Arriscando na Poesia – Mirtes Daniele da Silva.
Breve relato da experiência de iniciar a carreira no Sistema Penitenciário e atuação no Setor Correcional – Nathália Kelly de Lima Moreno.
Reescrevendo histórias – Paloma Correia Lima.
Desafios e conquistas no Sistema Penitenciário Relato de Experiências – Raqueline Barreto.
Ascom/Seap-PB
Texto e edição: Josélio Carneiro de Araújo / fotos: acervo das autoras
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter