Manias
Desde garoto tenho costume de ler rótulos e etiquetas de produtos, para saber onde foi fabricado, a razão social da empresa, informações deste gênero… Mania, simplesmente uma dessas manias que temos e não sabemos o porquê delas…
Esses dias adquiri uma roupa, e como costume, fui ler a etiqueta, e confesso que fiquei surpreso onde a peça foi fabricada, Bangladesh, considerado um dos país mais pobre do mundo e que as leis e condições de trabalhos são bem flexíveis.
Muitas marcas famosas e grandes lojas de departamento praticam o chamado “dumping social”, uma expressão utilizada para caracterizar atos de empresas que obtém vantagem financeira por meio da desvalorização da mão de obra para obtenção de lucro.
Quando uma marca famosa deixa de fabricar no Brasil e passa fabricar em outro país que as leis trabalhistas não são rígidas, se beneficiam de trabalhadores em condições análogas às de escravo, sonegação dos seus direitos, além da exploração da mão de obra.
É de fato um desrespeito às questões sociais, trabalhistas, de direitos humanos e mais que isso, abuso do poder econômico, pois cobram valores altíssimos em peças que foram fabricadas a baixos custos.
É lamentável saber, que de alguma forma, contribuímos para esse tipo de comércio desigual, injusto e escravo. Fico a me questionar: será que como consumidores teríamos o poder de inibir esse tipo de exploração?
Bem, deixo esse questionamento para reflexão…
Mas percebi então, que não só nós tenho manias de explorar o desconhecido, algumas grandes marcas também as têm, porém exploram o trabalho humano.
Paulo Henrique
Professor
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter