Má higiene bucal e doenças bucais podem agravar complicações de doenças infecciosas
A ciência já identificou a boca como porta de entrada para bactérias ou outros microrganismos prejudiciais à saúde. Isso porque ela é a maior cavidade do corpo a ter contato com o ambiente externo. O descuido com a higiene bucal pode tanto aumentar o risco de doenças na boca, por exemplo, a cárie dentária e as lesões nos tecidos periodontais (responsáveis pela fixação do dente ao osso), como também pode aumentar o risco de desenvolver ou agravar o quadro de doenças infecciosas.
Segundo a Profa. Dra. Andreia Medeiros, do curso de Odontologia do Unipê, a má higiene e as doenças bucais, especialmente as doenças periodontais, caracterizadas pela destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte dos dentes, podem aumentar as complicações observadas em paciente com Covid-19, como também podem estar relacionadas a quadros de pneumonia, endocardites bacterianas e de diabetes descompensada.
A especialista esclarece que o fato acontece pelo aumento da condição inflamatória. “Além de apresentarem uma resposta inflamatória maior, os pacientes com má higiene bucal, cárie dentária, doenças periodontais e/ou hospitalizados podem acumular microrganismos na cavidade bucal. Essas bactérias podem se disseminar para o restante do corpo, por exemplo, o coração, causando a endocardite bacteriana, ou o sistema respiratório, proporcionando quadros de pneumonia”, exemplifica.
Além disso, quanto a Covid-19, os pacientes que estão com a doença podem apresentar algumas lesões na cavidade bucal, do tipo úlceras ou crostas. Porém, essa frequência é pequena e observada principalmente em pessoas com quadros moderados a graves da doença. “Os profissionais de Odontologia e pesquisadores têm relatado a presença de algumas lesões nos pacientes com Covid-19, no entanto, elas cicatrizam rapidamente e duram por volta de 14 dias”, comenta.
Andreia reforça a importância de estar atento, uma vez que infecções virais podem surgir e desenvolver lesões na boca, assim como o vírus que causa a Covid-19.
Para auxiliar na prevenção, a professora destaca que hábitos simples podem ser adotados. “É importante manter a saúde bucal em dia, realizar uma boa higiene bucal para evitar que tenha doenças relacionadas com a presença de biofilme dentário. Também procurar ir ao dentista com periodicidade regular para prevenir, diagnosticar e tratar as doenças bucais”, salienta.
Além disso, trocar as escovas de dentes com frequência, higienizá-la corretamente e mantê-la em um local arejado distante de outras, são outros hábitos importantes para uma boa saúde bucal.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter