Publicado em: 9 set 2024

Justiça Eleitoral indefere candidatura do ex-prefeito Clidenor Dias à Câmara de Vereadores de Cacimba de Dentro

A Justiça Eleitoral de Cacimba de Dentro indeferiu o pedido de registro de candidatura de Clidenor José da Silva, ex-prefeito do município, que concorria ao cargo de vereador nas eleições deste ano pelo partido Republicanos. A decisão, que veio após impugnação apresentada pelo Partido Liberal (PL), enfraquece ainda mais o grupo oposicionista, que já enfrentava dificuldades para manter sua base sólida.

O Partido Liberal (PL) baseou sua impugnação na inelegibilidade do ex-prefeito devido à rejeição de contas públicas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Clidenor teve três contas rejeitadas, referentes a convênios firmados durante sua gestão, em decisões já transitadas em julgado. As rejeições incluem convênios com a Fundação Nacional de Saúde e o Ministério do Turismo, nos Acórdãos nº 1849/2018, nº 6470/2020 e nº 3334/2020, todos apontando irregularidades graves, como a omissão no dever de prestar contas e a não comprovação da execução dos recursos.

A decisão judicial concluiu que essas irregularidades configuram atos dolosos de improbidade administrativa, tornando o ex-prefeito inelegível por oito anos, conforme a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990).

Com a queda da candidatura de Clidenor, o grupo, que já vinha enfrentando dificuldades para ganhar força nas eleições de 2024, vê-se ainda mais enfraquecido.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...