Justiça de Lucena realizará audiência pública para discutir ações da “Operação Verão”
A juíza Graziela Queiroga Gadelha, diretora do Fórum da Comarca de Lucena, realizará uma audiência pública, na próxima quarta-feira (30), para discutir as medidas que serão tomadas durante a realização da Operação Verão e do carnaval. A audiência está prevista para ter início às 9h e acontecerá no Fórum Desembargador Ramalho Vieira, na cidade.
Foram convidados representantes da Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, DER, Sudema, Ibama, Detran, 7º Batalhão da PM, BPTRAN e da Polícia Ambiental. Além do Prefeito, dos Secretários Municipais de Turismo e Infraestrutura, Diretoria de Gestão da Orla de Lucena e os Conselhos Tutelares.
A magistrada, Graziela Queiroga, informou que há cinco anos realiza esta audiência, desde 2008, um ano após Lucena ter passado a ser comarca, quando sentiu a necessidade de tomar esta iniciativa por conta do aumento de pessoas no município no período que se estende do verão até o carnaval.
“Lucena é uma cidade sazonal que recebe muitos veraneios no período de novembro até fevereiro, no final do carnaval. A cidade fica cheia de veranistas aumentando a população. Vários problemas foram sendo detectados, como policiamento insuficiente, aumento da poluição sonora e da violência”, explicou.
Graziela Queiroga acrescentou também que a iniciativa trouxe um saldo positivo, com a redução considerável de 90% da criminalidade. “Outro dado interessante era o uso abusivo de álcool associado à exploração sexual de adolescentes. Acontecia que nove meses após a realização dos eventos em Lucena nasciam as crianças e começavam as ações de alimentos. Houve uma diminuição dessas situações. Além disso, a própria população se sentia invadida com desordenamento”, ressaltou.
Ela comentou ainda que várias ações são tomadas, quando da realização da Operação Verão, como, o policiamento ostensivo, blitz nos finais de semana, além da fiscalização por parte do Ibama e da Sudema, quanto às poluições visual e sonora.
Adesão – A diretora do Fórum de Lucena, relatou que já realizou uma reunião com os donos de bares e restaurantes onde explicou sobre as medidas da Operação Verão. “É muito importante a adesão dos comerciantes de bares e restaurantes para contribuir com a eficácia desta iniciativa”, concluiu.
Por Lila Santos
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter