Publicado em: 16 dez 2013

Julgamento pode salvar Flu da Série B

20131216113339

O Campeonato Brasileiro deve acabar nesta segunda-feira – “deve”, porque é incerto o destino de Portuguesa e Fluminense no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O clube paulista será julgado no Rio de Janeiro pela primeira comissão disciplinar do STJD pela escalação do meia Héverton na última rodada do Brasileiro. Se for condenada, a equipe rubro-verde poderá perder pontos e ser rebaixada, salvando o Flu da Série B de 2014.

Héverton foi expulso na derrota fora de casa diante do Bahia por 1 a 0, pela 36ª rodada. Suspenso automaticamente na rodada seguinte (vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta em Campinas), o meio-campista saiu do banco para jogar 13 minutos no empate sem gols diante do Grêmio em São Paulo, em duelo pela 38ª rodada.

Héverton, porém, foi julgado no dia 6 de dezembro, sexta-feira, dois dias antes da partida no Estádio do Canindé, e pegou dois jogos de suspensão pela expulsão em Salvador. O atleta não poderia ter atuado diante do Grêmio, mas a Portuguesa afirma que não foi avisada a tempo pelo advogado Osvaldo Sestário, que representou o clube no julgamento. Sestário nega.

É justamente nesta punição que o Fluminense está de olho. O time foi rebaixado com 46 pontos, ocupando a 17ª posição – cinco posições atrás da Portuguesa, que somou 48 pontos. No entanto, caso seja punida, a equipe de São Paulo poderá perder quatro pontos. Assim, seria rebaixada e salvaria o Fluminense – oficialmente, o clube carioca não tem envolvimento com a denúncia contra a Portuguesa, mas é o principal interessado no caso.

O advogado da Portuguesa no julgamento desta segunda-feira, marcado para as 17h (horário de Brasília), será João Zanforlin. O profissional deve se apoiar na própria atuação de Héverton, que não influenciou no 0 a 0 contra o Grêmio, e alegar que não houve intenção, má-fé ou dolo da Portuguesa ao contar com o jogador na partida.

No entanto, independente da decisão tomada nesta segunda-feira no Rio de Janeiro pelo STJD, a novela deverá se estender por mais alguns dias, uma vez que o clube que se sentir prejudicado poderá entrar com recurso junto ao Pleno do STJD.

 

Portal do Litoral PB

Com Terra




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...