Jornalista e apresentadora Eugênia Victal ganha cidadania pessoense
Marmuthe (SDD) destacou que a mineira Eugênia Victal conquistou a Paraíba com seu talento, carisma e competência e elogiou o viés cidadão em seu trabalho na televisão.
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) outorgou o Título de Cidadã Pessoense à jornalista e apresentadora de TV, Eugênia Victal. A sessão solene aconteceu na tarde desta terça-feira (6), no Plenário Senador Humberto Lucena, em proposição do vereador Marmuthe (SDD). Segundo o parlamentar, a homenageada, natural de Belo Horizonte (MG), conquistou a Paraíba com seu talento, carisma e competência. Ele afirmou que a jornalista é admirada e respeitada por seu trabalho e que já se tornou parte da história do Estado, do povo e da mídia paraibanos.
“Nesta tarde, temos a felicidade de homenagear uma mulher que a cada dia faz valer os ensinamentos que teve, as bênçãos que possui e o amor que precisa espalhar. Ser um instrumento de transformação é o seu maior desafio. Não apenas com palavras, mas principalmente com atitudes e a sinceridade de quem sabe olhar cada pessoa nos olhos, mesmo pela TV, e fazer com que se sintam abraçados, acolhidos e representados”, observou o parlamentar.
Marmuthe ainda elogiou a jornalista pela qualidade social e cidadã do programa que apresenta. “Aliás, o projeto que deu origem ao Correio da Tarde foi desenvolvido pessoalmente pela apresentadora, para que pudesse levar ao povo paraibano valores e conteúdos que muitas vezes ficam esquecidos”, destacou. Ele ainda acrescentou que Eugênia sabe como administrar três jornadas de trabalho diário e permanecer com o sorriso no rosto.
“Apaixonada por Comunicação, nossa homenageada é movida pela necessidade de falar com o público e representar as pessoas, cumprindo com ética e profissionalismo sua função social. Dona de uma personalidade forte, não se rende às injustiças. Por isso, tem como filosofia de vida e trabalho ajudar o povo a exercer sua cidadania, desenvolver a cultura, ampliar os conhecimentos, cuidar da saúde, ter vez e voz nos espaços de convivência. É com muita justiça e merecimento que hoje ela também conquista e reafirma com orgulho sua cidadania pessoense”, afirmou Marmuthe.
Em seu discurso, o ex-senador e empresário Roberto Cavalcanti comentou que sua vida e a da homenageada têm semelhanças. “Eugênia e eu começamos de forma semelhante. Sabendo que é pelo trabalho e pela educação que podemos chegar a algum local. Acho que nós temos uma consciência muito grande do trabalho. Isso é algo que está traçado nas palavras da homenageada. Além disso, acho que ninguém jamais permanece num local se não se sente bem nele. Tenho certeza que Eugênia tem sua família em Minas, mas que sua decisão foi de estar em João Pessoa, se sentindo em sua casa como em seu “ninho”. Na nossa empresa vamos precisar sempre de mais pessoas como você, Eugênia, nossa nova cidadã pessoense”, revelou.
O diretor da Associação de Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, destacou a forma com a qual Eugênia compartilha os bons valores. “Como profissional, ela também tem a capacidade de deixar os seus entrevistados tão à vontade que qualquer temor diante das câmeras desaparece. Estou muito feliz de a chamar de minha conterrânea, coisa que ela já o era, e afirmo: ela é tão conhecedora de João Pessoa quanto os nascidos na Capital”, garantiu.
O deputado Toinho do Sopão (PEN) representou a Assembleia Legislativa e disse que o título atesta o apreço dos pessoenses pela apresentadora de TV. “Saliento a maneira como Eugênia exerce a comunicação, fazendo jornalismo com o seu jeito, de forma ética, com atitudes humildes e de muita simplicidade”, comentou.
O poeta Nonato Neto homenageou Eugênia Victal ao recitar um poema, realizando trocadilhos com expressões nordestinas e mineiras, no qual ressaltou sua estima em ter a homenageada na Paraíba. Ainda discursaram durante a solenidade outros amigos da jornalista, como Mônica Braga e Nathanael Guedes.
A homenageada
Eugênia Victal revelou que estava se sentindo como uma filha que é acolhida e destacou a importância do Título de Cidadã pessoense. “Só aumenta a minha responsabilidade em honrar não só a cidadania, mas continuar com uma conduta coerente, não só profissional, mas ética, religiosa, como esposa, mulher e cidadã. Essa honraria é algo que me envolve por inteiro”, garantiu.
A jornalista comentou que desejava morar no Nordeste e, em 2007, ao conhecer João Pessoa, a cidade a cativou à primeira vista. “Vim gravar um comercial, me encantei e voltei pra Minas com o desejo de permanecer aqui. O povo de João Pessoa é diferente do mineiro, que é tímido. Aqui o pessoal te cativa e é muito solícito. Às vezes eu me pergunto se nasci nesta cidade, pois não houve adaptação. Quando me mudei me senti fazendo parte daqui”, disse.
A mais nova cidadã pessoense ainda lembrou que os vereadores da CMJP representam o povo de João Pessoa, e agradeceu a todos os cidadãos da Capital pela oportunidade. Ela fez questão de agradecer sua passagem por todas as empresas nas quais trabalhou em João Pessoa, bem como a sua família e o seu marido. A jornalista ainda citou os sacrifícios feitos pelo seu pai para garantir os estudos dela e de seus cinco irmãos.
“Tenho experiências em duas emissoras, locais de bastante aprendizagem nos quais só me fizeram crescer. Pude fazer telejornalismo, ancorar jornais, fazer reportagens do meu jeito sem nenhuma censura. Cada experiência me tornou o que sou hoje e pra isso só há uma palavra: crescimento. É muito mais que uma missão, é uma vocação, algo que amo muito: o meu trabalho. Quando estou alí, diante das câmeras, é um momento em que eu me realizo, só meu, quando posso falar com todos do meu jeito.
“Eu já sentia desde 2007 esse carinho e agora, oficialmente, sou adotada por João Pessoa. Eu gosto de lutar contra a vaidade pra manter os pés no chão. Com ou sem maquiagem sempre serei eu. Peço a benção a minha nova mãe, João Pessoa, pois agora sou a nova filha da casa”, discursou Eugênia Victal.
Atuação
Eugênia Victal é publicitária, jornalista, pós-graduada em Marketing e atua no mercado desde 1995. Natural de Belo Horizonte (MG), reside em João Pessoa desde 2007, quando aceitou o convite para trabalhar na TV Correio, afiliada da Rede Record. Trabalhou em agências de publicidade e em empresas de marketing nacional, e apresentou o programa corporativo nacional da maior empresa de logística da América Latina, o Grupo Martins, por dois anos. A homenageada também trabalhou na TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Capital, e atualmente é âncora do programa “Correio da Tarde”, da TV Correio.
Portal do Litoral PB
Com Assessoria da CMJP
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter