João Pessoa registra quase 1,5 mil novas contratações formais e tem décimo mês consecutivo com saldo positivo
João Pessoa abriu 1.494 vagas formais de trabalho, em novembro. Com a marca, a cidade registrou o décimo mês consecutivo com saldo positivo de emprego. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta semana, pelo Ministério do Trabalho e Previdência. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), tem se empenhado com programas e ações para continuar fomentando oportunidades para trabalhadores.
O setor de serviços foi o que liderou o ranking pessoense, com o saldo positivo de 840 postos de trabalho, seguido pelo comércio (666) e pela indústria (130). Já a construção civil teve um recuo (-140), reflexo do impacto da elevação da taxa de juros. A agropecuária também fechou o mês com o saldo negativo de duas vagas.
“O resultado da construção civil já era esperado e reflete também a época de fim de ano, quando o setor inicia os preparativos para o recesso. Mas, por nossa avaliação, a expectativa é de mantermos os números gerais em alta, durante o ano de 2023”, afirmou João Bosco, secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa.
Todas essas informações são acompanhadas e analisadas pela Prefeitura, por meio do Observatório Econômico da Sedest, que tem se firmado como um centro de referência na organização, divulgação de dados, informações econômicas e estudos que possibilitem maior entendimento da realidade municipal dentro da esfera nacional.
Análise anual – Além de novembro, os meses de fevereiro (+908), março (+579), abril (+874), maio (+1.104), junho (+1.006), julho (+430), agosto (+246), setembro (+472) e outubro (+793) registraram números positivos. De acordo com o economista Amadeu Fonseca, do Observatório Econômico, o mercado de trabalho de João Pessoa segue abrindo vagas, sendo o décimo mês consecutivo com saldo positivo.
A ênfase continua com o setor de serviços, com a marca de 5.189 vagas formais, seguido por comércio (+1.005), construção (+804) e indústria (+791). “O desempenho do nosso município acompanha o resultado do País. A expectativa para o mês de dezembro continua positiva, principalmente para o setor de serviços e o comércio da cidade, que estão visivelmente aquecidos”, explicou Amadeu.
Acumulado – De janeiro a novembro, a capital paraibana acumulou um saldo positivo de 7.770 postos de trabalho – diferença de 75.817 admissões contra 68.047 desligamentos. Levando em consideração o estoque total, no período, a cidade somou 182.127 empregos formais, que representa o número total de vínculos com carteira assinada ativos contabilizados a partir da declaração do Novo Caged.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter