João Pessoa recebe a primeira etapa da temporada 2016 do Circuito BB de vôlei
Tradicional palco do vôlei de praia brasileiro, João Pessoa recebe o terceiro torneio em sequência nesta semana. Após as disputas do Superpaia e do Circuito Banco do Brasil Sub-19, agora é a vez do Circuito Banco do Brasil Sub-23, que começa nesta terça-feira (17) e vai até quinta-feira (19). A competição terá diversas equipes da casa e uma campeã mundial.
Um dos destaques locais é Pedro Henrique, filho do campeão olímpico Ricardo, que formou parceria histórica com Emanuel. Apesar de não ser nascido na Paraíba, o atleta defende o estado, assim como outros dois jogadores. O número ainda pode aumentar com o qualificatório. Outra atleta de destaque é a sergipana Tainá, campeã mundial Sub-19 em 2013.
O Circuito Sub-23 é composto por seis etapas, e, além dos campeões de cada parada, existe um campeão geral da temporada, somando os pontos de todos os eventos. Ao contrário do Sub-19 e do Sub-21, em que as duplas precisam ser da mesma federação, no Sub-23 elas podem estar registradas em estados diferentes. A categoria também possui premiação em dinheiro, com os campeões de cada naipe recebendo R$ 3,7 mil.
Sistema de disputa
O torneio começa na terça-feira (17), a partir das 8h, com a disputa do qualificatório. Os vencedores (em cada gênero) avançam à fase de grupos e se juntam aos oito times já classificados pela posição no ranking de entradas. As 12 duplas finais são divididas em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições (18).
Avançam os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Ainda no segundo dia dos torneios ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros. O torneio foi criado no final de 2011, visando dar mais um passo a favor do fortalecimento das categorias de base do Vôlei de Praia brasileiro, promovendo uma integração ao profissional.
Com Portal Correio
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter