João Azevêdo cancela audiência com grupo chinês que promete investimentos de R$ 9 trilhões, em Mataraca
A audiência que estava prevista para ocorrer na manhã desta terça-feira (12) entre um grupo da China e o governador João Azevêdo (PSB) para apresentação de um projeto de construção de um porto e uma cidade inteligente no estado foi cancelada.
O projeto da construção de um porto de águas profundas e de uma cidade inteligente internacional em Mataraca, no Litoral Norte do estado, foi apresentado ontem (11) em uma reunião na cidade com a presença do prefeito Egberto Madruga (PSB), outros representantes do poder público e empresários.
Durante o encontro foi realizada a assinatura de um protocolo de intenção entre a prefeitura local e o grupo, referente ao projeto.
O projeto, que promete investimentos de R$ 9 trilhões, prevê que o porto e a cidade tenham a capacidade de receber uma população de três milhões de habitantes e gerem ao menos 600 mil empregos entre diretos e indiretos.
A intenção demonstrada pela empresa é construir o porto de Mataraca nas imediações da localidade da Pavuna, entre a praia da Barra do Camaratuba e praia do Guaju. Segundo a prefeitura, ele deverá ser edificado no estilo ‘offshore’ ou seja ‘extra margem’ e não diretamente ligado à Terra. No Nordeste, um exemplo é o porto de Pecém no Ceará.
Já a cidade inteligente, segundo a apresentação feita nesta segunda-feira (11), deverá ficar pronta em até cinco anos. A cidade internacional inteligente e o porto de águas profundas deverão ocupar uma área equivalente a 11 mil hectares.
Indícios de plágio e uso de imagens sem permissão
Menos de 24 horas após o lançamento do projeto ele está sendo alvo de ao menos duas polêmicas na Paraíba. A primeira é que uma reportagem do portal g1 Paraíba e do blog Conversa Política, do Jornal da Paraíba trouxe indícios de que o projeto é semelhante ao apresentado para construção de uma cidade inteligente na China.
O projeto, elaborado por uma empresa dinamarquesa, foi desenvolvido para a uma baía no distrito Chinês de Shenzhen.
Já a segunda polêmica é que durante a apresentação, no centro cultural de Mataraca, foram utilizadas sem permissão imagens aéreas captadas pelo jornalista Clilson Júnior, do portal ClickPB. Devido ao uso indevido, o jornalista está movendo um processo contra a prefeitura e a empresa estrangeira.
O que diz a Brasil CRT
O ClickPB entrou em contato com a assessoria do grupo ‘Brasil CRT da Construção de Nova Cidade’ sobre o cancelamento da audiência com o governador João Azevêdo (PSB) e as polêmicas envolvendo o projeto.
Sobre o encontro com o governo estadual, foi detalhado ao ClickPB que ainda não há informação se ocorrerá uma nova reunião.
Já sobre as polêmicas, como os indícios de plágio e uso indevido de imagem, a assessoria informou que até o momento “não sabe informar” quanto ao posicionamento da empresa sobre estes temas em específico.
O ClickPB tentou obter informações quanto a contatos da diretoria da empresa, representantes ou e-mail institucional, porém foi informado pela assessoria que não tem “autorização para passar os contatos do grupo”. Por fim, foi informado que “o grupo deve se pronunciar”.
Mataraca
O município de Mataraca está localizado no Litoral Norte do estado, na região do Vale do Mamanguape. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mataraca tinha em 2022 uma população de 8.244 habitantes espalhada por 182 km².
A região é conhecida pelas belezas naturais e cultivo da cana-de-açúcar. Entre o fim dos anos 1980 e início dos anos 2000 também foi um dos locais de maior exploração de titânio no país. Desde o ano 2007, Mataraca passou a contar com o primeiro parque eólico do estado.
ClickPB
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter