Instituto Clínico de Apoio ao Portador de Câncer será instalado em Conde
O município de Conde fica localizado na região metropolitana de João Pessoa. De acordo com o senso realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em 2012, possui uma população de cerca de 22.150 habitantes e uma área de 173 km². E é observando o potencial de desenvolvimento desta cidade que o médico sanitarista José Maria Moreira planeja construir um Instituto Clínico de Apoio ao Portador de Câncer. Segundo José Maria, o terreno, foi adquirido há alguns anos e a escolha do município foi feita de acordo com o potencial de crescimento desta região. Localizado as margens da BR 101, no bairro Pousada do Conde, o terreno possui 4 hectares de terra e pretende atender a população de Conde e entre outros tais como: Alhandra, Jacumã, Pedras de Fogo, cidades do Vale do Mamanguape, e demais. “Eu acredito que este projeto clínico só irá somar junto a cidade de Conde, junto a pessoa da Prefeita Tatiana Ludgren Correia de Oliveira, que assim como eu e a própria população deseja o progresso e só há progresso com a saúde, com a implantação de programas de políticas de saúde pública”, disse doutor José Maria Moreira.
O médico sanitarista ressaltou a importância do apoio da população para que o projeto que visa atender pessoas com câncer, e com outros problemas de saúde , seja postos em ação. “É primordial o apoio da Sra. Prefeita do Município do Conde -Tatiana Ludgren Correa de Oliveira, das igrejas: Católicas e Evangélicas, do Lions Club, Maçonaria, Poder Legislativo Municipal e das Associações de amigos de Bairros, de toda população da cidade do Conde e de toda região para que juntos nós possamos pôr em prática este projeto”, acrescenta doutor José Maria Moreira.
“Quando uma idéia é para o bem comum da população, nós temos que apoiar”, declarou o candidato a Deputado Estadual pelo PRTB Ricardo Leandro. Ricardo foi engajado em diversos avanços e projetos sociais, sendo um dos principais a revitalização e expansão da Associação Pestalozzi na Paraíba quando esteve no cargo de presidente da instituição. Amigo pessoal do Dr. José Maria, Ricardo Leandro defende a viabilidade do projeto e o potencial do mesmo. “É algo transformador para a população do interior do Estado. Que deixará de se deslocar para longos centros a fim de fazer o tratamento necessário para esta doença que já é tão desgastante. Após a realização da Instituição, os pacientes poderão ser atendidos pelo SUS, no próprio Instituto”, acrescenta Ricardo Leandro.
O projeto – O Instituto Clínico de Apoio ao Portador de Câncer é uma organização de cunho social, e visa o atendimento de portadores de câncer, Clínica Médica Geral e prestação de serviços de hemodiálise, medicina do trabalho, medicina preventiva, exames hematológicos diversos, exames complementares de imagens entre outros, por meio de convênio com do Sistema Único de Saúde (SUS). A importância desse projeto se dá principalmente pela abrangência dele. Atualmente a população com problemas de saúde: tais como de câncer e outros, na região, necessitam se deslocar para João Pessoa, a exemplo do que vem acontecendo com os pacientes do interior do estado. Poderemos atender os pacientes procedentes do vale do Mamamguape e ate da vizinha cidade de Goiania – Pernambuco. Em longo prazo a NSTTUÇÃO com sede no Município do Conde poderá ser referencia, repete, para o município do Conde e região. Além da geração de empregos, o Instituto poderá ter convênios com as faculdades de medicina de Cajazeiras e de João Pessoa, alem de outras Instituições de ensinos superior, ligadas a saúde nestas regiões. Refere José Maria Moreira que esta Instituição com Sede no município do Conde, será estendida até a cidade de Cajazeiras, sua terra natal, onde ele tem prestados serviços relevantes a Cajazeiras, entre eles , foi doador de 98% de uma área de terra ( ao Estado da Paraíba) onde está sendo construído o Aeroporto Regional de Cajazeiras, sendo que estarei muito em breve mantendo contatos com o Secretário de Estado : Dr Carlos Antonio de Oliveira e Sra Prefeita Dra Denise de Oliveira, Reitores da UFPB e UFCG e demais diretores das Instituições de ensino Superior ,ligadas a saúde , nas cidades de Cajazeiras e João Pessoa
José Maria Moreira – Nascido na cidade de Cajazeiras, formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em saúde publica, deixou o estado da Paraíba há 40 anos para estudar e trabalhar em São Paulo, sendo que quase todos os meses visita Cajazeiras e João Pessoa. “Não tenho pretensões políticas, até porque meu domicilio eleitoral é São Paulo. Estou tentando uma audiência com Exmo. Governador da Paraíba Dr. Ricardo Coutinho, com quem inaugurei a Estação de Passageiros do Aeroporto Regional de Cajazeiras, e que sem dúvida nenhuma somos conhecidos, para explanação do meu projeto de saúde e outros ligados a o Aeroporto de Cajazeiras”, afirma. O doutor José Maria Moreira explica o carinho especial por este projeto: “A idéia de construir este Instituto é antiga. Porém, foi preterida por algum tempo por conta do falecimento da minha esposa, a médica Oncologista Dra. Selma Tânia Guerra Moreira, há 10 anos. Eu também fui portador de câncer, e ninguém melhor para falar no assunto do que quem já vivenciou. Eis o valor do projeto. Passei um período sem ter condições emocionais vir a Paraíba. Após um tempo, comecei a frequentar o Estado”, relata. Por causa do carinho pela cidade onde nasceu, dos amigos feitos e dos trabalhos desenvolvidos, o doutor José Maria conta com o apoio de grande parcela da população, incluindo o secretário de articulação de Estado Dr Carlos Antonio de Oliveira, assim como a prefeita de Cajazeiras, Dra. Denise de Oliveira, para a realização deste projeto.
Portal do Litoral PB
Com Assessoria
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter