Identificado corpo do jovem encontrado morto na praia; PT cobra providências
A polícia identificou o corpo encontrado no final da manhã deste domingo (17), em uma localidade chamada “Prainha”, em Jacarapé. Trata-se do agente socioeducativo, Gabriel Taciano, da Instituição Rita Gadelha, de meninas infratoras, localizada ao lado do Hospital São Vicente de Paula.
Gabriel estava desaparecido desde sábado (16) e a família não sabia mais aonde procurar ele e a quem recorrer. No Gemol, um dos familiares reconheceu o corpo do rapaz.
Segundo a polícia, a vítima tinha uma moto que foi localizada no bairro do Cristo.
Ele já tinha trabalhado também como agente do CEA e era militante do Partido dos Trabalhadores.
PT lamenta morte e classifica como brutalidade
No início da noite deste domingo, o PT emitiu nota, assinada por Jackson Macêdo e Giucelia Figueiredo, presidentes dos diretórios estadual e municipal do partido, respectivamente, lamentando a morte de Gabriel Taciano.
Na nota, o PT lamenta que a morte do rapaz, destaca que hoje é o Dia Internacional de Combate a Homofobia (17 de maio) e solicita ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, que designe um delegado especial para o crime que os dirigentes consideram que foi praticado com ‘requintes de crueldade’.
O partido, ainda, cobra no documento o apoio do Ministério Público, da Assembleia Legislativa do Estado, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-seccional Paraíba, além de outros órgãos de direitos do cidadão, que acompanhem a investigação do caso.
Veja a nota na íntegra;
Hoje, dia 17 de maio de 2020, Dia Internacional de Combate a Homofobia, foi encontrado o corpo do nosso companheiro filiado ao PT Gabriel Taciano.
O companheiro Gabriel estava desaparecido e foi encontrado morto, com requintes de crueldade na praia de Jacarapé na capital, em mais um crime extremamente hediondo e covarde contra um membro da comunidade LGBTQI+
Gabriel era militante do Partido dos Trabalhadores e das mais diversas lutas sociais e populares de nosso Estado. Era um grande guerreiro da causa LGBTQI+ e um incansável defensor dos direitos humanos.
O assassinato de Gabriel em uma data tão simbólica para a luta contra a homofobia não poderá ficar em vão e se tornar mais uma estatística de crimes cometidos contra a comunidade LGBTQI+. Exigimos IMEDIATAMENTE que o governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública nomeie um delegado especial para investigar o caso, prendendo seus assassinos e que a justiça puna com rigor os criminosos.
Pedimos o envolvimento do Ministério Público, Assembleia Legislativa, Comissão de Direitos Humanos da OAB e todos os órgãos de direitos do cidadão que acompanhem as investigações para descobrir os motivos e os assassinos do nosso companheiro.
Segundo estudo realizado pelo Grupo Gay da Bahia, a Paraíba foi o 5º Estado em numero de assassinatos em 2019 de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros ou intersexuais, com 14 homicídios naquele ano.
O ASSASSINATO DE GABRIEL EM UM DIA TÃO SIMBÓLICO COMO O DE HOJE, NÃO PODERÁ SER APENAS MAIS UMA ESTATISTICA. CHEGA!
Queremos uma investigação séria e punição urgente aos culpados.
João Pessoa, 17 de Maio de 2020.
Dia Internacional da Luta contra a Homofobia
Jackson Macêdo
Presidente do PT PB
Giucelia Figueiredo
Presidenta do PT de João Pessoa
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter