Publicado em: 30 ago 2021

HU de Campina produz quadrinho sobre prevenção de acidentes com perfurocortantes

Como forma de trazer conhecimento de maneira didática e acessível aos profissionais, os membros da Comissão Gestora Multidisciplinar do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh) elaboraram um panfleto em forma de quadrinho sobre prevenção de acidentes com perfurocortantes

Com o apoio do setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), a produção do material visa orientar os colaboradores, de forma lúdica, sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e como proceder caso eles ocorram.

“Com a participação de todos os empregados, os resultados vão além da redução do número de acidentes e promovem mais qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho”, afirmou Jéssica Diniz, enfermeira do trabalho e membro da Comissão Gestora Multidisciplinar.

– Materiais perfurocortantes  

São aqueles materiais capazes de cortar ou perfurar, como, por exemplo, agulhas, lâminas, entre outros. Dentro de hospitais e clínicas, tais utensílios são usados cotidianamente, por isso é preciso atenção quanto ao modo de descartá-los.

O maior risco oriundo de acidentes com esses materiais diz respeito a uma possível contaminação, já que eles entram em contato com materiais biológicos dos pacientes, podendo levar o acidentado a se infeccionar com os vírus do HIV e das hepatites, por exemplo.

Apesar do risco de infecção ser relativamente baixo, esse tipo de acidente causa um desgaste psicológico pelo medo da contaminação. Assim, a melhor saída é sempre a prevenção.

Confira aqui o material completo!

Sobre a Ebserh  

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...